O deputado federal Fernando Giacobo (PR) anunciou na quarta-feira (7) que a ordem de serviço da pavimentação e outras obras da Perimetral Leste, em Foz do Iguaçu, será assinada pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella, na primeira semana de abril. “É uma obra muito aguardada por Foz do Iguaçu e vai ligar a BR-469, por 13 quilômetros, até a BR-277, desviando o tráfego de caminhões do centro da cidade”, disse Giacobo.
As obras vão custar em torno de R$ 100 milhões e, segundo Giacobo, os recursos já estão assegurados para sua execução. A pavimentação da Perimetral Leste faz parte de uma série de obras que vai transformar a BR-469 o corredor turístico da cidade.
As obras incluem a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, além da extensão de mais um quilômetro da pista do terminal. “Isso vai permitir que o aeroporto receba voos internacionais da Europa e dos EUA, podendo movimentar entre quatro e cinco milhões de passageiros por ano. Só em janeiro, foram mais de 300 mil passageiros, um recorde”, disse.
O projeto de prolongamento da pista do aeroporto deve ser apresentado junto ao Governo Federal até a próxima semana.
O deputado adiantou ainda que também vai agilizar a busca de recursos para a duplicação da BR-469, no trecho de 8,7 quilômetros entre o trevo de acesso à Argentina e o portão do Parque Nacional do Iguaçu – uma obra orçada em R$ 110 milhões.