Conquistas. Visíveis e não. Situação vivenciada a quase 10 anos pela Judofoz em suas atividades esportivas e sociais em Foz do Iguaçu.
Sob a batuta de liderança de Josmar Couto, que participou do Cultura Esporte Clube nesta quinta-feira, 1, (foto) uma grande equipe de pessoas vem sendo envolvida para poder desenvolver com resultados expressivos através do esporte as alterações nas vidas de muitas crianças, jovens e adultos.
Utilizando o judô como isca, a atração acaba envolvendo pessoas de uma forma integral e gerando mudanças de comportamento, bem como estabelecendo novos alvos na vida.
Em 2017 além de passar a ter reconhecimento de entidade de utilidade pública em nível estadual, conquistou um terreno no Jardim Panorama para a construção de sua sede própria. No local, fizeram a limpeza do terreno, retirando 8 caminhões de lixo e se preparam agora para a construção do muro. Ao mesmo tempo diversas atividades foram startadas para arrecadar recursos visando iniciar a obra de construção do prédio com espaço para mais de 400 pessoas realizarem treinamento, além das salas de fisioterapia, nutrição, psicologia, setor administrativo e apoio.
No ano de 2017 as conquistas foram abundantes nas competições também. Foram 7 primeiros lugares em provas estaduais, 8 segundos lugares, 20 terceiros, com mais 2 vezes no segundo lugar do pódium em nível nacional, 3 quintos lugares em provas regionais, entre outras.
Mas a principal conquista não pode ser medida em número de medalhas. Está relacionada a transformação social que vem acontecendo em profusão. Pais e pessoas próximas apenas desfrutam de mudanças de comportamentos, novo rendimento escolar, nova inserção na comunidade, através de valores e orientações dadas por professores e equipe em cada uma das oportunidades nos treinamentos.