A Biblioteca da Unila (BIUNILA) possui atualmente um total de 19.902 títulos e 70.780 exemplares, divididos entre as duas unidades: a do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a do Jardim Universitário (JU). Embora o sistema de empréstimos seja destinado apenas a estudantes e servidores da Universidade, a Biblioteca, seu acervo, seus espaços e o atendimento prestado pela equipe estão disponíveis para qualquer pessoa que tenha interesse em realizar consultas, pesquisas ou que apenas precise de um local adequado para realizar leituras e estudos.
Na unidade do Jardim Universitário o acesso é livre, sem necessidade de apresentar algum documento. Além dos materiais impressos, os usuários contam com computadores para consultar contas de e-mail, realizar pesquisas no acervo e buscar publicações eletrônicas em portais e bases de dados cujo acesso, normalmente restrito, é livre em toda a rede da UNILA.
Já para acessar a unidade do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), é necessário enviar um e-mail para o endereço circulacao.biunila@unila.edu.br, com pelo menos 24 horas de antecedência, informando nome completo e RG. No PTI, a BIUNILA faz parte da Biblioteca Paulo Freire, onde também estão os acervos da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Itaipu Binacional. O acesso se dá pela barreira de acesso a Itaipu.
O horário de atendimento nas duas unidades, no período de férias, é das 8h às 18h. No Jardim Universitário, a Biblioteca volta a atender das 8h às 22h a partir do dia 19 de fevereiro, com o início das aulas do curso de Medicina. No PTI, o atendimento das 8h às 22h será retomado em 5 de março. Para facilitar o acesso do usuário, a Biblioteca disponibiliza uma consulta ao acervo on-line. Assim, é possível consultar quais unidades possuem as obras desejadas. Acesse em goo.gl/hgucMC.
Bases de dados
A BIUNILA também disponibiliza diversas bases de dados com conteúdos relacionados às áreas de interesse dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela Universidade. Dentre as bases estão a Mienciclo, o Portal da Capes, o E-book Academic Collection, a Loja do IBGE e o Portal da Saúde. Além delas, é possível acessar, por meio da Biblioteca, periódicos on-line e e-books disponibilizados gratuitamente, com acesso garantido por meio da licença Creative Commons.
Em 2018, a BIUNILA pretende incorporar novas bases de dados para melhorar os serviços de pesquisa aos usuários. Outra meta para este ano é aprimorar os contatos com outras instituições latino-americanas, a fim de fortalecer os laços de integração e firmar convênios que permitam acesso ao acervo virtual de bibliotecas de outros países. “Além disso, os PPCs estão passando por algumas atualizações com os coordenadores de cursos, para garantir que as compras sejam feitas de modo a atender às demandas, evitando, assim, gastos com materiais bibliográficos desatualizados”, aponta a bibliotecária Suzana Mingorance, coordenadora da BIUNILA.
Fonte: Unila