Muita diferença. Se na parte técnica o Brasil historicamente é superior ao Paraguai, nos dois amistosos, marcados de última hora, o aspecto físico pesou ainda mais a favor do lado brasileiro.
Preparando-se para a disputa do Grand Prix de Futsal, que será realizado em Brusque-SC, de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, a Seleção Brasileira precisava fazer jogos para ajustes. Convidou o Paraguai a poucos dias para dois compromissos, em Itapiranga e Fraiburgo, Santa Catarina.
Com todos os atletas em período de férias o Paraguai se apresentou para ajudar o Brasil em sua preparação, mas sem estar nas condições físicas necessárias. Pelo Brasil os atletas que atuam em território nacional também estão voltando ás atividades agora, mas os que foram convocados e jogam no exterior estão em meio de temporada, por isso em plenas condições físicas.
Com isso o placar dos dois amistosos no agregado foi de Brasil 16 x 5 Paraguai. No primeiro confronto em Itapiranga na última quinta-feira o Brasil venceu por 8 x 2. Já no compromisso deste sábado, em Fraiburgo, o primeiro tempo foi bastante equilibrado, mas no final o fator físico preponderou e deu Brasil 8 x 3 Paraguai.
O Paraguai abriu o placar aos 13 minutos, em cobrança de escanteio, a bola desviou em Falcão, que se posicionou em frente para tentar bloquear o cruzamento e acabou parando no fundo do gol. Pouco depois, o próprio Falcão igualava o placar com forte chute.
O Paraguai voltou em se colocar na frente no placar, em lançamento do iguaçuense Neto para Hugo Martines que avançou e bateu forte para as redes.
Ferrão, em jogada típica de pivô, girou e igualou o marcador mais uma vez. Leandro Lino virou para o Brasil fazendo 3 x 2, e assim terminava a primeira etapa.
No segundo tempo, com o Paraguai sentindo fisicamente e com os ajustes de Marquinhos Xavier na Seleção Brasileira, a vantagem foi toda do Brasil.
Com dois minutos de jogo Daniel Japonês fez boa jogada individual, deixando um marcador no chão e bateu forte para fazer 4 x 2. O Paraguai tentou a reação em boa jogada pela direita quando a bola foi cruzada na área e Pito tentando cortar fez gol contra.
O Brasil ampliou a vantagem em chute de Jackson, que desviou em Recalde do Paraguai e enganou o goleiro. Pito, que tinha feito um gol contra fez também um a favor, decretando 6 x 3 para o Brasil. Rodrigo e Daniel Japonês marcaram os dois gols seguintes dando cifras definitivas ao placar com Brasil 8 x 3 Paraguai.
GRAND PRIX
O Grand Prix de Futsal de 2018 será realizado em Brusque de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, reunindo as seleções de Brasil, Bélgica, Colômbia, Costa Rica, Moçambique e República Tcheca. A competição é organizada pela FIFA e sempre foi realizada em cidades brasileiras. A última edição do torneio foi em 2015, com título brasileiro sobre o Irã por 4 a 3 e sede em Uberaba-MG.
No grupo A da competição estão Brasil, Moçambique e Bélgica, enquanto o grupo B é formado por República Tcheca, Colômbia e Costa Rica. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais.
A princípio, o torneio seria disputado no Parque Vila Germânica, em Blumenau, mas o município desistiu da ideia. Uma arena com custo em torno de R$ 40 mil seria montada especialmente para o evento dentro do Pavilhão da Fundação Promotora de Exposições de Blumenau.
TABELA DE JOGOS
30 de janeiro
16h – República Tcheca x Colômbia
19h15 – Brasil x Moçambique
31 de janeiro
16h – Moçambique x Bélgica
19h15 – Colômbia x Costa Rica
1 de fevereiro
16h – Costa Rica x República Tcheca
19h15 – Brasil x Bélgica
Foto: Ricardo Artifon/CBFS