Autoridades brasileiras, argentinas e paraguaias se reuniram esta semana para decidir as exigências para os motoristas que deixam seu país para viajar pelos países membros do Mercosul. O encontro tratou especialmente do trânsito entre as cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, devido a polêmica da obrigatoriedade do seguro internacional “Carta Verde”.
Ficou definido que o Carta Verde poderá ser cobrada em qualquer um dos municípios de fronteira, assim como nas rodovias, como já acontecia. O seguro poderá ser comprado em qualquer seguradora por um período da validade mínimo de três dias.
Em Foz do Iguaçu, o motorista desavisado pode comprar o seguro à poucos metros antes da aduana brasileira da Ponte Internacional Tancredo Neves, na Avenida Mercosul, 2180.
Outra opção, é possuir seguro do veículo válido nos países vizinhos.
Para viajar pelas rodovias argentinas, além da Carta Verde, o motorista ainda precisa de outros itens de segurança. Esses itens não são cobrados dentro dos municípios de fronteira. Veja a lista:
O viajante ainda precisa ficar atento às leis de trânsito específicas de cada província.
– Extintor
– Dois triângulos de sinalização
– Kit de primeiros-socorros
– Cambão ou “barra de tiro”, que pode ser uma barra de ferro ou uma corda para a retirada do veículo da área de risco de um eventual acidente
– O engate de bola pode ser removível e retirado quando não estiver sendo usado para reboques.