Cerca de 50 esportistas – entre atletas e técnicos – que representam Foz do Iguaçu em diversas modalidades, foram contemplados com kits de identificação visual (uniformes completos e mochilas) do Programa TOP – Talento Olímpico do Paraná – edição 2017.
A cerimônia de entrega aconteceu na última sexta-feira (15), no Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu e contou com a presença do secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, secretário municipal de Esporte e lazer de Foz do Iguaçu, Antônio Sapia, gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu, Márcio Bortolini, além de outras autoridades.
No ato solene, representando o prefeito Chico Brasileiro, Antônio Sapia, ressaltou o compromisso da atual gestão municipal em apoiar pessoas que tenham talento e que se dispõe a representar os iguaçuenses em outras cidades.
Douglas Fabrício pontuou sobre as conquistas dos atletas paranaenses em várias competições, e os benefícios incalculáveis que o esporte proporciona à população. Na ocasião o secretário aproveitou para anunciar que a lei de incentivo ao esporte será regulamentada pelo governador Beto Richa nesta semana. A lei será um grande marco para o esporte paranaense, de acordo com o secretário.
Atletas e técnicos de outras cidades da região oeste do Estado, também participaram do evento.
TALENTO OLÍMPICO DO PARANÁ
O TOP 2020 é o maior programa de bolsa-atleta do país, contemplando a cada edição 1.600 atletas e técnicos do Paraná, desde as categorias de formação, a partir dos 11 anos, até estrelas de nível internacional, com títulos mundiais e medalhas olímpicas e paralímpicas.
Criado em 2011 pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, levou aos Jogos Rio 2016 um total de 34 bolsistas (sendo dois técnicos) com a conquista de duas medalhas de prata – Ágatha Bednarczuk, no vôlei de praia, e Marcelo Santos, na bocha adaptada.
* Agência Municipal de Notícias