Na tarde desta quarta-feira (13), em abordagem realizada na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, em ação conjunta, servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional apreenderam grande quantidade de celulares ocultos junto ao corpo de dois homens.
Cerca das 15h00, uma van, de placas paraguaias transportando seis pessoas, foi parada pelos servidores para averiguação. Foi solicitado a todos que descessem e também para que o condutor do veículo abrisse a porta traseira da van onde iniciou-se fiscalização interna. Três dos passageiros estavam com uma pequena quantidade de brinquedos e um alegou que não possuía nenhuma mercadoria. A última passageira, uma senhora residente do Rio Grande do Sul/RS, ao descer do veículo apresentou um comportamento suspeito ao caminhar e sinais de nervosismo. Ao ser questionada se estava portando alguma mercadoria oculta, esta negou. Imediatamente foi solicitado a uma servidora que realizasse a vistoria minuciosa na passageira que constatou que ela trazia 23 smartphones de alto valor agregado ocultos debaixo da saia.
Os aparelhos apreendidos totalizaram aproximadamente R$56 mil e foram encaminhados para a Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu/PR para os procedimentos cabíveis.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.
Assessoria