Fechada desde 30 de outubro deste ano para reforma, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maracanã, reabriu nesta segunda-feira (11), com a expectativa de mais de mil atendimentos ao mês, entre consultas médicas, consultas com enfermeiros, programas de controle de hipertensão e diabete, programa de coleta de preventivo, solicitações de mamografia, planejamento familiar, além de procedimentos como curativos, retirada de pontos, nebulização, medicação e imunização.
O prédio foi fechado para reforma no dia 30 de setembro deste ano, quando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que funcionava temporariamente no local, foi transferida para o Bairro Morumbi. Com a reforma, que deveria ser concluída até o final de outubro, a população da região foi deslocada para a UBS da Vila Yolanda.
A prefeitura informou que durante estes dois meses foram realizados reparos na rede elétrica, sistema hidráulico, substituição de portas e fechaduras danificadas, pintura, manutenção em ar-condicionado, serviços de jardinagens entre outros.
A Unidade Básica funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h30, com oito funcionários, entre médicos, enfermeira, auxiliares de enfermagem, gerente, recepcionista e zeladora.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a reforma foi necessária porque a UBS atendeu de maneira temporária como um Pronto Atendimento 24 horas, com isso, toda estrutura sofreu um desgaste precoce. “Nós queremos que as pessoas que utilizam essa unidade se sintam bem, se sintam valorizado, afinal eles pagam impostos e aqui eles estão vendo um bom retorno disso. E a partir de hoje, nós estaremos de novo atendendo essa comunidade que cedeu gentilmente este espaço para o PA, e agora estamos voltando a nossa origem que é uma Unidade Básica de Saúde (UBS)”, disse a diretora da Atenção Básica, Lisete Palma de Lima.
A UBS Maracanã está localizada na Avenida República Argentina, próximo ao estádio do ABC.