O Exército iniciou na segunda-feira (20) a Operação Fronteira Sul II/Ágata, em toda a faixa de fronteira dos três estados do Sul do país, em conjunto com demais órgãos de segurança e de fiscalização federais, estaduais e dos municípios.
Em nota do Ministério da Defesa, divulgado pelo 15° Batalhão de Infantaria Mecanizado, divulgou que “o Programa tem como um de seus objetivos integrar e articular ações das Forças Armadas, de segurança pública da União, de inteligência e de controle aduaneiro com as moções dos Estados e Municípios situados na faixa de fronteira. Desta forma, dentro do contexto do Programa Ágata, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada está realizando, desde o dia 20 de novembro de 2017, a Operação Fronteira Sul II / Ágata em sua Área de Responsabilidade localizada dentro da faixa de fronteira, conforme regulamentado pelo Decreto no 85.064, de 26 de agosto de 1980”.
Entre os crimes a serem combatidos estão o tráfico de drogas, armas e contrabando, na fronteira entre Paraguai e Argentina, pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em Foz do Iguaçu, o Exército e policia Federal e Rodoviária Federal, montaram barreira na BR 277 e Ponte Internacional da Amizade, além do apoio da Marinha e Polícia Federal na proteção do Rio Paraná e Lago de Itaipu. A Operação não tem data definida para terminar.