Cada vez mais brasileiros atravessam a Ponte Internacional da Amizade em busca de combustível mais barato nos postos de Ciudad del Este, no Paraguai. Desde o início deste ano, os moradores de Foz do Iguaçu criaram o hábito de atravessar a fronteira para encher o tanque, prática que há alguns anos era comum em Puerto Iguazú, no lado argentino da tríplice fronteira.
O movimento de veículos brasileiros que já era grande, aumentou desde a semana passada, quando a Petrobras autorizou o aumento de 2,3% na gasolina e de 1,9% do diesel, resultado do aumento da cotação do petróleo no mercado internacional.
Comparando, o motorista que abastece no Paraguai chega a economizar até 60 reais. Para encher um tanque de 43 litros de gasolina, o motorista paga em Ciudad del Este R$ 113 (G. 180.800), enquanto a mesma quantia em Foz do Iguaçu custa R$ 173 (G. 276.000).
Redução
A Petrobras anunciou na quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, que o preço da gasolina e do diesel será reduzido nas refinarias a partir da meia noite de sexta-feira (17). De acordo com nota divulgada pela empresa, o preço da gasolina terá redução de 0,38%. Já o diesel terá uma redução de 1,3%.