Nesta quinta-feira, 26 de outubro, a partir das 19h, o Centro Universitário UDC, promove o lançamento da obra “Nos Bastidores do Mundo Invisível” do jornalista Mauri Konig, com debate e noite de autógrafos.
O paranaense Mauri König, natural de Pato Branco, é um dos jornalistas brasileiros mais premiados. Em 2012, ganhou o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa, entregue pelo Comitê de Proteção aos Jornalistas, entidade global com sede em Nova York. Em 2013, o jornalista chegou a se exilar por ameaças por expor corrupção.
Konig conta com 26 anos de carreira, é graduado em Letras e em Jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo Literário. Trabalhou nos jornais Folha de Londrina, O Estado do Paraná, Gazeta Mercantil e O Estado de S. Paulo. Atualmente é diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, atua como repórter especial da Gazeta do Povo, inclusive afirma que muitas das reportagens o fizeram sofrer com ameaças, mas acredita ser importante mostrar até onde o jornalista pode ir por uma matéria.
König venceu ainda outras importantes premiações internacionais, a exemplo do Global Shining Light Award, promovido pela Global Investigative Journalism Network, entidade formada por mais de 70 organizações de jornalismo de todo o mundo. Entre suas conquistas internacionais também estão dois Lorenzo Natali Prize, concedido pela União Europeia e o Prêmio de Direitos Humanos da Sociedade Interamericana de Imprensa.
Entre as conquistas nacionais, König dispõe de dois Prêmios Esso, três Prêmios Imprensa Embratel e quatro Prêmios Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Ele tem dois livros publicados: Narrativas de um correspondente de rua (finalista do Prêmio Jabuti em 2009) e O Brasil oculto.
Konig também é professor no curso de Jornalismo do Centro Universitário Internacional Uninter, onde leciona as disciplinas de Processos de produção jornalística e Deontologia e ética jornalística. E editor do portal Uninter Notícias.
Autor das obras O Brasil Oculto e Narrativas de um correspondente de rua, na qual reuniu 15 de suas maiores reportagens. A obra a ser lançada nesta quinta, na UDC, Nos bastidores do mundo invisível é uma coletânea de 18 reportagens escritas pelo jornalista entre os anos 2000 e 2016. O livro começou a circular a partir do dia 2 de outubro e além do lançamento em Foz do Iguaçu, terá lançamentos em Curitiba e em Buenos Aires.
Assessoria