A Receita Estadual do Paraná lançou um novo Portal de Atendimento ao Cidadão em que os contribuintes do Estado podem buscar informações de forma mais rápida e eficaz. A página atendimento.fazenda.pr.gov.br foi reformulada e passa a contar com uma seção de perguntas e respostas com acesso aperfeiçoado por uma ferramenta de busca ao assunto pesquisado.
No portal também é possível consultar protocolos, agendar atendimento aos serviços de ITCMD na agência da Receita de Curitiba, obter informações sobre endereço e horários de funcionamento da Receita Estadual em todo o Paraná, pesquisar telefones do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), entre outras facilidades.
De acordo com a gestora do SAC da Receita Estadual, Michele Frizzo Enriquez Dapieve, o foco são as perguntas mais frequentes e o usuário pode sanar sozinho suas dúvidas, economizando tempo, sem precisar telefonar para o SAC ou buscar atendimento presencial.
Atualmente o serviço telefônico tem uma média de 17 mil chamadas por mês. A intenção é reduzir as ligações relacionadas a assuntos menos complexos, cujas respostas já constam nas ‘perguntas frequentes. A meta é que o usuário consiga esclarecer grande parte das dúvidas diretamente no portal e quando a questão for mais complexa, e ele precise ligar para o SAC, o atendimento ocorra com brevidade.
ROBÔS – Um dos destaques do portal é o uso de tecnologia para auxiliar o cidadão em suas buscas e consultas. No caso de questões envolvendo o IPVA ou o Programa Nota Paraná, robôs interagem com o usuário por meio de janelas de bate-papo. Estes programas são alimentados por uma base de informações e conseguem oferecer rapidamente ao usuário um canal de atendimento mais adequado para responder sua dúvida.
“Ele é programado para conversar com a pessoa. Em caso de perguntas mais específicas, fora do banco de dados, o usuário é encaminhado para outro canal de atendimento. Trata-se de uma ferramenta bastante utilizada e que torna o atendimento mais eficiente”, completa Michele.
AEN