Foi lançado em Foz do Iguaçu na noite de quarta-feira (4), o 1° Festival da Lua, em celebração ao tradicional feriado chinês. Com abertura no Hotel das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, o evento contou com a participação de autoridades locais e da China, representada pelo embaixador chinês no Brasil, Li Jinzhang.
O festival pretende potencializar a a cultura do país asiático na cidade, aproximando os turistas chineses dos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. O evento teve apresentações artísticas típicas da China.
A iniciativa conta com o apoio do Instituto Confúcio – organização educacional pública sem fins lucrativos vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China, Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, Centro Cultural da Ásia em São Paulo (representação em Foz do Iguaçu), Instituto Polo Iguassu, a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e o Belmond Hotel das Cataratas.
Em 2015, último dado divulgado pelo Ministério do Turismo, 53.064 chineses viajaram para o Brasil. Número pequeno se comprado aos 100 milhões de chineses que viajaram ao exterior no último ano.
O Festival da Lua é considerado um importante feriado chinês, atrás apenas do Festival da Primavera, o Ano Novo Lunar chinês. O governo chinês listou o patrimônio cultural intangível do festival em 2006. E a data tornou-se feriado em 2008.
“Oferecer aos habitantes e turistas chineses (e não chineses) do Destino Iguaçu uma opção para conhecerem a diversidade da cultura chinesa, será certamente o diferencial deste Festival”, ressalta a diretora-executiva do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo.
Imagens: Dante Quadra