Após 48 horas de intensas ações de patrulhamento conjunto no Rio Iguaçu, fronteira entre o Brasil e a Argentina, foi encerrado neste domingo (24), entre Policiais Federais, fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), agentes ambientais da Província de Misiones, da Argentina, e agentes ambientais federais argentinos, encerraram a Operação Ñandu de combate a crimes fronteiriços e ambientais praticados contra o Parque Nacional do Iguaçu no Brasil e na Argentina, além de combater a caça, a pesca ilegal e o contrabando nessa área inóspita da fronteira entre os dois países.
Como resultado, foram apreendidos uma Lancha com motor de 70hp, dois motores de popa de 7hp, foram destruídos três embarcações de madeira e apreendido farto material de pesca que se encontravam dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Também foram realizados patrulhamentos terrestres que levaram a localização e destruição de armadilhas e um acampamento.
Essa ação conjunta entre a Polícia Federal em Foz do Iguaçu e agentes ambientais da Provincia de Misiones, deverá ser repetida em outras ocasiões com o objetivo de aumentar a integração entre os países vizinhos e a segurança na fronteira.