Com participação recorde e 19 medalhas, o time Itaipu foi o grande campeão do Meeting de Atletismo dos Jogos do Sesi, em Curitiba, no último fim de semana. A delegação itaipuense trouxe, ainda, uma medalha de prata no tênis e um bronze na natação.
O atletismo de Itaipu fez 160 pontos, contra 90 pontos da segunda colocada Copel. Participaram 15 atletas no masculino e 3 no feminino, a maior delegação da modalidade. Além da coleção de medalhas (10 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), todos os atletas pontuaram para a classificação final, terminando entre os seus primeiros em cada modalidade.
“Foi realmente uma equipe, todos tiveram participação no resultado final”, conta Izidoro. Tricampeão paranaense no decatlo, que reúne dez modalidades no atletismo, e professor formado de Educação Física, ele emprestou sua experiência ao Time Itaipu nos Jogos do Sesi. “Todas as terças, quintas e sábados, nós nos reunimos para treinar. Deu para evoluir bastante a técnica. O pessoal teve espírito de equipe, estava com vontade de ganhar. Todos abraçaram a causa”, conta.
Izidoro começou a praticar o esporte no Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu, por incentivo do treinador Sérgio Muniz dos Santos, o Quick. Em seguida, ele entrou no Projeto Jovens Atletas – Campeões do Futuro, que é apoiado por Itaipu. Com a bolsa do projeto, ele se formou em Educação Física e, agora, faz sua segunda faculdade, de Direito. Hoje, ele é professor voluntário no Jovens Atletas e ainda participa de competições com a camisa da equipe. “Minha intenção é ajudar estes jovens a ganhar experiência, a se formar numa faculdade, mesmo que eles não se profissionalizem no esporte”, disse o treinador.
De acordo com o coordenador do time de atletismo, Gilmar de Oliveira (MT.DF), a participação recorde da Itaipu foi graças à presença dos colegas da Segurança Empresarial, que conseguiram mudar o turno de trabalho. “Também foi importante a participação dos colegas de Curitiba”, resume.
No tênis, o Time Itaipu teve uma delegação pequena, de apenas quatro atletas, que disputaram em três categorias, de acordo com a faixa etária. O atleta Luiz Henrique Maldonado (OPSH.DT) foi o medalhista na categoria A (livre) ao vencer duas de quatro partidas.
O formato dos jogos foi em set profissional (um único set de 8 games), com as finais sendo disputadas em melhor de 3 sets. “Isso foi bom para dar mais fluidez ao torneio, que pôde ser concluído em apenas dois dias”, explica o coordenador do tênis, Giovani de Franceschi (OPSO.DT). Completaram a equipe João Carlos Consalter (SGST.AD) e Murilo Alves Pereira (CSIM.GB).
Para Giovani, a necessidade de fazer as inscrições com muita antecedência acabou inibindo a participação de mais atletas. “Temos na Itaipu um bom grupo que joga tênis, e isso, associado ao incentivo da empresa para que a gente participe do evento, torna o momento bastante agradável e de bastante integração”, diz o coordenador.
Por um problema de datas, apenas metade do time da natação de Itaipu participou dos Jogos do Sesi, em Curitiba. A outra parte foi a João Pessoa (PB) para o 12º Torneio Aberto Brasil Master de Natação. “Infelizmente, não conseguimos mudar a data dos Jogos do Sesi. Nós gostamos de disputar esta competição”, conta Carlo Fabiano Tannouri (SOCC.DT), que foi a João Pessoa junto com Mauricio Pires Guerreiro (SITT.GG) e James Humberto Rothhaar (SEOC.AD).
Em Curitiba, a equipe trouxe uma medalha de bronze, com a Sara Cheida (IN.GB), nos 50m costa. “A equipe estava reduzida, mas foi muito bom participar. Esperamos que, em 2018, mais empregados possam competir, principalmente, as mulheres da empresa”, diz Sara.
Para Fernando Canesso (IN.GB), que começou a nadar no ano passado por questão de saúde, Itaipu tem chances de melhorar sua participação a cada ano. “Muita gente em Itaipu nada. Só falta ter interesse em competir”, afirma. Além de Sara e Fernando, o colega Sandro Zacarias (SITM.GG) participou dos jogos.
Foto: Assessoria