A comissão organizadora do Natal em Foz do Iguaçu definiu a data de início da programação, marcada para o dia 30 de novembro e segue até o dia 23 de dezembro, com atrações em dois pontos da cidade, realizado na Praça da Paz, anexa à Praça Getúlio Vargas, e no Gramadão da Vila A. O calendário foi definido por uma comissão organizadora que integra vários parceiros, entre eles representantes da Prefeitura e da Itaipu Binacional. A comissão tem se reunido semanalmente para definir os últimos detalhes de toda a organização.
Além dos shows e apresentações culturais, haverá decoração especial e iluminação do corredor turístico formado pelas Avenidas Brasil, Jorge Schimmelpfeng e das Cataratas. A iluminação vai ressaltar as cores natalinas (verde, vermelho e branco) e ficará acesa até o dia 6 de janeiro, quando é celebrado o tradicional Dia de Reis.
Outro destaque da programação de Natal em Foz do Iguaçu será a Árvore Wifi, na Praça da Paz, que oferecerá ao público acesso gratuito à internet. A programação cultural deve contar ainda com apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná e espetáculo de fogos de artifício.
O assessor da Direção Geral de Itaipu, Alexandre Teixeira, integrante da comissão organizadora, acrescentou que pretende incluir uma programação itinerante no período, com atrações nos bairros da cidade. “Queremos promover um Natal solidário, elevando a autoestima do cidadão iguaçuense e ampliando as opções de lazer para os turistas que visitam a cidade”, afirmou.
Teixeira destacou ainda o retorno das festas natalinas para o Gramadão da Vila A, após um intervalo de 12 anos. Em 2004, por exemplo, o local chegou a receber um público de 80 mil pessoas. “O Natal no Gramadão sempre foi uma grande festa dos moradores e queremos recuperar essa tradição na cidade”, pontuou.
A comissão organizadora é formada por representantes da Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acif), Fundo Iguaçu, Sindhoteis, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sindilojas, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares e Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).
A primeira-dama do município, Rosa Maria Jeronymo, salientou a participação dos parceiros para viabilizar a festa de Natal na cidade, destacando a importância, em especial de Itaipu que abraçou a ideia do Natal. “Estamos cuidando dos últimos detalhes para a realização do Natal. Queremos que as pessoas se sintam vivendo o espírito de Natal verdadeiro, que a cidade tanto precisa”, disse.
AMN