Profissionais da Itaipu participaram da primeira fase de revitalização da bacia do Rio Boicy, um dos maiores de Foz do Iguaçu. A expedição técnica foi feita em cinco pontos do rio, onde foram coletadas amostras de água e feitas medições no local. A primeira coleta aconteceu no dia 7 de setembro e a segunda neste quinta-feira (14). A ação integra o projeto Encontros e Caminhos 2017, vinculado à Diretoria de Coordenação de Itaipu, na cidade.
“Nós medimos a qualidade da água, os níveis de coliformes fecais, de oxigênio e outras variáveis importantes”, afirmou a bióloga Simone Benassi, da Divisão de Reservatório (MARR.CD), lembrando que o trabalho é feito de forma conjunta com professores da Uniamérica e da Unila. As amostras foram levadas para o laboratório na Itaipu e estão sendo analisadas.
Coordenada pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, com a parceria de Itaipu, Sanepar e universidades, a expedição pelo Rio Boicy reúne profissionais da saúde, assistência social, engenheiros e arquitetos com o objetivo de revitalizar o rio. Estão sendo identificados esgotos clandestinos, construções irregulares e o estado de preservação do curso d’água. Um dos projetos é a construção de um Parque Linear, sob o comando das secretarias municipais de Administração, Meio Ambiente e Planejamento, em conjunto com o Foz Habita, o Instituto de Habitação e as universidades.
A expedição integrou o projeto Encontro e Caminhos 2017, que reúne várias ações nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 e em Foz do Iguaçu, com a temática cidade sustentável. Em agosto, Foz assinou um protocolo de intenções de trabalho com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS, do Programa Cidades Sustentáveis e da Agenda Local 2030. Além da revitalização do Boicy, outras dez atividades integram a agenda do projeto, como oficinas, encontros de educomunicadores, formação de professores, expedições em locais da cidade, entre outros.
Até novembro, o Encontros e Caminhos promoverá expedições ao interior dos municípios da BP3; oficinas de cultura, educação e ambiental; rodas de violas e de memórias; mutirões para limpezas de rios; incentivo a criação de hortas comunitárias; peças teatrais e grafitagem. Mais de 1.200 árvores serão plantadas na região. As atividades fazem parte das Ações Socioambientais apoiadas e incentivadas pela Itaipu Binacional junto aos municípios.
Na quarta-feira (13), pela manhã, foram soltos 1.050 balões biodegradáveis com sementes de árvores nativas da região, na cidade de Mercedes. À tarde, agricultores e representantes do comitê gestor local se reúnem para a construção de uma cisterna na comunidade Esquina Gaúcha, em Missal.
JIE