A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) realiza, de 2 a 4 de outubro, a 3ª Semana Acadêmica de História. Paralelamente, também ocorrerá a 1ª Jornada de Jóvenes Investigadores del Cono Sur. As inscrições para os simpósios, minicursos, exposições e painéis estão abertas até a próxima sexta-feira (15), pelo Portal Inscreva (inscreva.unila.edu.br). Todas as atividades são gratuitas.
A reflexão da Semana Acadêmica será sobre o tema “História(s), regiões e fronteiras – desafios contemporâneos”, com foco nos desafios das regiões e fronteiras comuns das instituições organizadoras: UNILA, Universidad Nacional de Misiones (UNaM, Argentina) e e Associação de Historiadores Latino-Americanos e do Caribe (ADHILAC-Brasil).
O objetivo do evento, que reunirá docentes e acadêmicos do Brasil, Paraguai e Argentina, é promover o diálogo e a troca de experiências nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, a respeito das complexas realidades das regiões de fronteira. Conforme destaca o professor Alexandre Varella, do curso de História – América Latina da UNILA, o evento apresenta diversas atividades complementares aos simpósios, como os três minicursos ofertados. “Um deles é sobre os ‘códices mexicanos’, que são belos e peculiares documentos, formas de registro e escritura pré-colombiana que continuaram importantes expressões da cultura e política dos indígenas na época colonial. Outro minicurso trata do descompasso entre as dinâmicas culturais, políticas, étnicas e geográficas africanas, na criação das fronteiras dos Estados africanos pelo colonialismo”, detalha.
O terceiro minicurso, continua o professor, “é a respeito da longa ditadura de Alfredo Stroessner, destacando, entre outros aspectos, o apoio da Argentina e Brasil ao autoritarismo no Paraguai. Outra atividade complementar será a mostra de vídeos, como curtas e documentários sobre povos indígenas”.
Outras informações sobre a programação e inscrições podem ser consultadas no site do evento (historiaunila2017.wixsite.com/semana).
Unila