Quatro universidades estaduais do Paraná entraram no Word University Rankings, organizado pela revista britânica Times Higher Education (THE), de melhores instituições de ensino superior do mundo, divulgado na terça-feira (5). São elas a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Nesta edição de 2018, foram cerca de 1,2 mil instituições avaliadas, em 77 países. Entre as sete universidades estaduais do Paraná, um destaque é a UEPG, que foi listada no ranking pela primeira vez e ficou com a melhor colocação entre as instituições de ensino superior pertencentes ao governo estadual. Em segundo lugar ficou a UEL, seguida pela UEM. A Unioeste é outro destaque por ter estreado no ranking.
O levantamento da THE é parcialmente baseado em dados da plataforma Scopus, mantida pela Elsevier, que reúne dados sobre publicações científicas em todo o mundo. Os quesitos avaliados são citações de artigos científicos, transferência de tecnologia, ensino, pesquisa e perspectiva internacional. A UEL atingiu a maior pontuação entre as instituições paranaenses na categoria ensino, ficando em 15º lugar no Brasil.
Na categoria pesquisa, a UEPG está entre as 7 maiores notas no país. “O destaque da universidade de Ponta Grossa no ranking é resultado do processo contínuo de incentivo da internacionalização das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação da universidade”, ressaltou o reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas. O professor Rafael Mattiello, assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, ressalta a conquista de aparecer no ranking. “A inclusão da Unioeste, pela primeira vez na história, no mais tradicional ranking global de universidades é fruto do trabalho e comprometimento de todos os nossos gestores, docentes, agentes universitários e alunos com o crescimento e expansão”.
AMÉRICA LATINA – Em julho deste ano, a THE publicou o ranking de universidades da América Latina, colocando a Universidade Estadual de Londrina em primeiro lugar entre as instituições estaduais de ensino superior do Sul do país, seguida pela Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Publicado pela primeira vez em 2017, o Ranking THE da América Latina relacionou 81 instituições latino-americanas. Dessas 32 são universidades brasileiras; 15 do Chile; 13 do México; 11 da Colômbia; 3 da Venezuela; 2 da Argentina; 2 do Equador; e 1 da Costa Rica. No ano passado, foram relacionadas 50 instituições.
Além do reconhecimento internacional, nove cursos das universidades estaduais receberam conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), nota 5, divulgado na última sexta-feira.
AEN