A usina hidrelétrica de Itaipu vai receber nestes dias 8 e 9 de setembro a primeira etapa binacional do circuito de triatlo Challenge Family e a primeira do mundo com a largada à tarde e encerramento à noite. Batizada de Itaipu Challenge Sunset, a etapa terá cinco provas, com expectativa de reunir 1,3 mil atletas com idades de 7 a 60 anos ou mais.
A principal prova será a Challenge Half Distance, no sábado (9), com percurso de 1,9 quilômetro de natação (no Lago Itaipu), 90 quilômetros de bicicleta e 21,1 quilômetros de corrida.
Também no sábado, com largada às 17h, será disputada a Challenge Sprint Distance, com percurso menor que a prova principal – 750 metros de natação, 20 quilômetros de bicicleta e 5 quilômetros de corrida.
As outras provas serão na sexta-feira (8): Challenge Junior, com largada às 16h, para crianças de 7 a 15 anos; Challenge Women, com largada às 17h30, apenas para mulheres e percurso de 5 quilômetros de caminhada ou corrida; e Challenge For All, com percurso de 10 quilômetros somente de corrida.
Serão distribuídos US$ 25 mil em premiação para os cinco primeiros colocados na prova Challenge Half Distance, no masculino e no feminino. Os seis primeiros colocados de cada categoria na prova principal também garantirão uma vaga para a etapa mundial do circuito, em 2018. Neste ano, a etapa mundial vai ocorrer no dia 3 de junho, na Eslováquia, com distribuição de € 150 mil em prêmios.
Responsável pela organização do circuito na América Latina, Carlos Fernando Menezes explicou que a Challenge Family tem origem na Alemanha, em 2003, e hoje é realizada em 26 países de todos os continentes. Já é considerado o maior evento internacional de triatlo do calendário atual.
No Brasil, o circuito chegou em 2014, com uma etapa inaugural em Florianópolis. Desde então, também foram realizadas provas em Maceió e Manaus.