Um novo golpe pelo WhatsApp começou a circular no final da semana passada, prometendo recuperar fotos do Orkut. Na falsa corrente, a mensagem diz “O Orkut desbloqueou todo perfil antigo, relembre seu passado no Link www.orkut2017.vai.la”.
Ao clicar no endereço, o usuário é redirecionado para o endereço 149.56.234.161/kut, que possui erros de ortografia. As mensagens pedem então que sejam respondidas algumas perguntas. Após as respostas, o site pede para compartilhar com mais dez amigos. Para dar mais veracidade ao golpe, comentários falsos afirmam que o sistema funciona.
A última parte do golpe é redirecionar o usuário para um site de downloads de aplicativos ou um canal do YouTube. A intenção do criador nesses casos costuma ser de ganhar dinheiro com publicidade. Também pode pedir um número de celular para assinar algum serviço “premium”. O Google, empresa dona do extinto Orkut, já apagou todos os dados da plataforma.
O Orkut é uma antiga rede social, que ficou popular no Brasil após sua criação em 2004. A Google, filiada ao Orkut, resolveu acabar com a rede em setembro de 2014 e hoje já não é mais possível acessar as antigas contas.