Durante encontro na segunda-feira (21) em Brasília, os presidentes Horácio Cartes, do Paraguai e Michel Temer, do Brasil, ratificaram o compromisso no combate ao tráfico de armas e drogas entre os dois países, continuando as reuniões ministeriais do Cone Sul, sobre segurança nas fronteiras. A visita oficial foi um convite do governo brasileiro.
Os presidentes concordaram ainda, que haja mais coerência e efetividade nas ações regionais no combate aos ilícitos transnacionais, não apenas contra o narcotráfico e tráfico de armas, mas também contrabando, tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro.
Na contramão, foram apresentados avanços obtidos na VI Reunião de Comissão Mista Paraguai-Brasil, sobre drogas e temas conexos, que aconteceu nos último dias 10 e 11 de agosto. “Os presidentes concordaram que a Comissão deve ser o foro adequado e prioritário para o fortalecimento de cooperação entre o Brasil e o Paraguai, para combater os crimes transnacionais, diz a nota divulgada pelo governo paraguaio.
Os chefes de estado destacaram a “exitosa cooperação na erradicação da plantação de maconha nas aéreas de fronteira, através da Operação Nova Aliança.
Itaipu
Durante o encontro os presidentes discutiram o início das tratativas para a revisão do Tratado de Itaipu, em referência ao Anexo C, que trata, entre outras questões, os royalties que são pagos como compensação aos municípios alagados para a formação do Lago de Itaipu.
Ainda, ficou estabelecido que em outubro deste ano seja realizada a primeira reunião do Grupo Binacional de Trabalho que debaterá o alcance e os modelos das futuras tarefas de uma Comissão Binacional. O diretor-geral paraguaio de Itaipu, James Spalding, participou do encontro.