O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Estação Ciências, oferece na próxima semana uma capacitação para professores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano da Educação Básica sobre a metodologia do ensino por investigação. O método propõe uma nova forma de ensinar as ciências, utilizando experiências, práticas lúdicas e com maior participação dos alunos.
O curso tem início na próxima quarta-feira (23). Serão sete encontros presenciais e atividades aplicadas na escola à distância, totalizando 44 horas. No último encontro, os professores apresentarão os trabalhos e resultados das práticas em sala de aula. As inscrições podem ser feitas por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal.
A formação propõe o ensino por investigação como estratégia pedagógica para diversificar a prática dos professores no cotidiano escolar. A intenção é que eles façam com que os alunos construam questões sobre o mundo natural e busquem respostas.
Para isso, a equipe do Estação Ciências vai ensinar o método investigativo, que envolve: aprender a observar, planejar, levantar hipóteses, realizar medidas, interpretar dados, refletir e construir explicações de caráter teórico. Foram disponibilizadas 40 vagas para o curso.
O curso tem como intenção difundir o método científico como meio de aprendizado e contribuir para a formação de jovens pesquisadores desde a base, além do incentivo à organização de feiras de ciências escolares. O conteúdo inclui temas como características da abordagem investigativa, fundamentação teórica com base na abordagem do ensino por investigação e interações discursivas.