Deputado Sérgio Souza formaliza retirada de emenda que acabaria com a Unila

O deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) formalizou na terça-feira (15), a retirada da emenda aditiva apresentada à Medida Provisória n° 785 de 2017, que pretendia transformar a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR). A proposta descaracterizaria a identidade da universidade de Foz do Iguaçu, acabando com a proposta de integração da América Latina, através do ensino superior e dividindo os cursos em mais três cidades da região.

A emenda proposta por Souza, causou espanto na comunidade acadêmica e manifestações de apoio à Unila começaram pelas redes sociais, denominada “#UnilaResiste”. O manifesto de rechaço à proposta do deputado governista recebeu apoio da sociedade organizada de Foz do Iguaçu, além de entidades de fora, como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Adifis) e a da própria Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Durante um mês, desde o dia 14 de julho, quando a notícia da emenda se tornou pública, autoridades foram ouvidas pela a Rádio Cultura de Foz do Iguaçu, manifestando apoio à Unila, como os senadores Cristovam Buarque, Roberto Requião e Gleisi Hoffmann, além do ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca e o o ex-diretor de Itaipu, Jorge Samek.

Uma petição pública da internet em defesa da Unila contou com mais de 15 mil assinaturas. Um audiência pública foi marcada para discutir o papel da universidade em Foz do Iguaçu, que acontece na quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores.

conta com 3.500 alunos matriculados, de diversas partes do Brasil e de outros 19 países da região. Oferece 22 cursos de bacharelado, sete cursos de licenciatura, 13 cursos de pós-graduação.

A Unila foi fundada em 2010, e conta hoje com cerca de três mil alunos em 28 cursos, oferecendo metade das vagas para estudantes brasileiros e metade para estrangeiros. No decorrer deste ano, realizou 160 projetos de extensão e 326 de pesquisa. Tais ações beneficiam mais de 115 mil pessoas de 20 municípios da região-fronteiriça.

Veja as entidades que apoiaram a manutenção da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila):

– Prefeitura de Foz do Iguaçu

– Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi)

– Egressos da UNILA

– Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN)

– Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz)

– Universidade Federal do Paraná (UFPR)

– UFPR Campus Palotina

– Centro Acadêmico X de Maio (UDC)

– Doutorado Latino-Americano em Educação da UFMG

– Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu

– Confederación Internacional de Organizaciones de Productores Familiares del Mercosur Ampliado (Coprofam)

– Associação Brasileira de Hispanistas

– Conselho Municipal de Políticas Culturais

– União da Juventude Socialista do Paraná

– Espaço Iguaçuense da Diversidade

– PET – Conexão de saberes

– Fomerco – Fórum Universitário Mercosul

– Manifesto estudantil UNILA

– SESUNILA – Seção Sincial – Andes/SN

– Diretório Central Estudantil da Universidade Federal do Paraná

– Centro Acadêmico de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

– Diretor do Campus Unioeste Foz do Iguaçu, José Fernando Martins

– Centro Acadêmico de Relações Internacionais e Integração Eduardo Galeano/UNILA

– Centro de Estudios Nuestroamericano Chávez – Kirchner

– Conselheiros do Consuni/ Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História/UNILA

– Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu

– Sindicato de Professores de Universidades Federais de Foz do Iguaçu (SINPRUFOZ)

– Colectivo de Estudios e Investigaciones Sociales de la ciudad de Bahía Blanca (Argentina)

– Federación Universitaria Argentina

– APP Sindicato/Foz

– Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (SINPREFI)

– Associação Nacional dos Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC)

– Fundação Cultural de Foz do Iguaçu

– Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS)

– Grupo de Estudios sobre Acumulación, Conflictos y Hegemonía de la Universidad Nacional de Quilmes

– Federação Nacional de Estudantes de Relações Internacionais

– Sindicato dos Empregados no Comércio de Foz do Iguaçu e Região (SINECOFI)

– Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística (ASSIBGE)

– Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da UFMG

– Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção São Paulo (AGB/SP)

– Centro Acadêmico de Relações Internacionais Celso Amorim – UFGD – Dourados/MS

– Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur) da UNIRIO

– Asociacion Colombiana de Estudiantes Universitarios (ACEU)

– Carta Abierta de Los/as Docentes de UNILA

– Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

– Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR)

– Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

– Federación de Escuelas de la Imagen y el Sonido de América Latina (FEISAL)

– Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine)

– Rede de Intelectuais em Defesa da Humanidade e Sociedade Latino-americana de Economia Política e Pensamento Crítico

– Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX)

– Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS)

– Sindicato dos Engenheiros do Paraná (SENGE-PR)

– Red de Investigadores sobre Cine Latinoamericano

– Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina

– Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes)

– Sociedade Brasileira de Economia Política

– Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)

– Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus Foz do Iguaçu

– Centro Interdisciplinario de Estudios Agrarios – Universidad de Buenos Aires

– Grupo de Pesquisa em Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação da Unirio

– Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia

– Universidad Mayor de San Andrés (Bolívia)

– Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo

– Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra)

– Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)

– Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee)

– Conselho da Comunidade na Execução Penal de Foz do Iguaçu

– Grupo de Pesquisa “Mobilidades – a vivência acadêmica internacional”

– Revista 100 Fronteiras

– Fórum Municipal de Educação de Foz do Iguaçu

– Universidade Federal do ABC (UFABC)

– Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Pampa

– Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual

– Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

– Grupo de Pesquisa Democratização na América Latina em Perspectiva Comparada da ALACIP

– Centro de investigación y educación “Cultura y Participación para el cambio social” (Paraguai)

– Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP)

– Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

– Centro de Investigaciones del Bosque Atlántico Atlántico (Argentina)

– Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso

– Central Campesina Cardenista (México)

– Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

– Confederação dos Educadores Americanos (CEA)

– Presidencia del Estado Plurinacional de Bolivia

– Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

– Associação de Investigadores/as Negros/as da América Latina e Caribe (AINALC) e Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN)

– Cáritas Brasileira Regional Paraná

– Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG)

– Graduação e Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

– Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica (AIPEDH)

– Associação Brasileira de Relações Internacionais

– Associação Brasileira de Estudos de Defesa

– Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Bioma Brasil (UMRAS)

– Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região

– Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

– Associação Nacional de História (ANPUH)

– Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

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