A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou esta semana campanha de orientação sobre o uso da rede coletora em 1.776 imóveis em Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Estado. Equipes contratadas pela empresa Acordar Treinamentos Ltda irão orientar sobre o uso correto da rede de esgoto e verificar se as instalações hidrossanitárias foram executadas adequadamente e se o esgoto está sendo lançado corretamente nas redes coletoras. O trabalho vai até o final do ano.
Para segurança dos moradores, as equipes utilizam coletes e crachás de identificação. Durante a vistoria, além de verificar a situação da caixa de gordura, os técnicos adicionam corante em vasos sanitários, pias, tanques e ralos para identificar o destino do esgoto e da água de chuva.
Se o imóvel não está com a ligação correta, o proprietário é notificado, recebe orientações e tem prazo de 30 dias para fazer a adequação. Após este período, os funcionários da empresa retornam para nova vistoria e se a ligação não tiver sido corrigida o morador pode ser multado até a devida regularização.
Conforme determina o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto.
O gerente da Sanepar Nilton Luiz Perez Mollinari lembra que o lançamento indevido do esgoto provoca danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. “O despejo irregular causa mau cheiro, poluição, proliferação de insetos e favorece o surgimento de doenças de veiculação hídrica”, diz. Já a irregularidade por conta do despejo da água de chuva na rede coletora de esgoto pode provocar extravasamento e também prejudica o processo de tratamento.
Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar através do telefone 0800 200 0115 ou pelo site www.sanepar.com.br.