Nesta quinta-feira, 27, o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu, e a Fundação de Feiras e Exposições de Ourense – Expourense, da Espanha, assinaram, na sala VIP, do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, às 9h30, o termo de compromisso para a realização da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018, em Foz do Iguaçu. O evento reuniu em Foz representantes do termalismo de aproximadamente 40 países.
A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e o prefeito Chico Brasileiro acompanharam a cerimônia. A recepção será feita pelo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna. O documento foi assinado pelo conselheiro e vice-presidente Executivo da Ordem do Caminho de Santiago e diretor da Expourense, Alejandro Rubín Carballo, e pelo presidente do Fundo Iguaçu, Carlos Silva, além do secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.
Além da Termatalia, serão realizados mais três eventos em Foz do Iguaçu em setembro do próximo ano: o Fórum Água & Termalismo, em parceria com a Universidade de Vigo e universidades brasileiras; o Concurso Mundial de Águas Minerais, e o Capítulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago, com a investidura de cavaleiros e damas (defensores do Caminho e protetores dos peregrinos) de diversos países.
Durante o ato de assinatura do termo de responsabilidade para realização da Termatalia 2018, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, e a vice-governadora Cida Borghetti, receberam do diretor da Expourense, Alejandro Rubín Carballo, o convite oficial para receberem, respectivamente, o título de cavaleiro e dama da Ordem do Caminho de Santiago, em setembro, na Espanha.
O anúncio da escolha de Foz como sede do evento foi feito oficialmente em abril do ano passado pelo governo da Província de Ourense, que pertence à comunidade autônoma da Galícia, na Espanha. Na ocasião, a vice-governadora comemorou o anúncio como uma grande conquista para o Paraná.
“Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos da América do Sul e possui todos os requisitos para receber bem os participantes do evento e ampliar as discussões sobre a exploração sustentável da água”, disse naquela ocasião.
Cida Borghetti foi uma das principais defensoras da candidatura de Foz do Iguaçu. No fim de 2015, ela recebeu em seu gabinete, no Palácio Iguaçu, o governador de Ourense, Manuel Baltar, para tratar do assunto.
Foz das águas
Foz do Iguaçu é uma cidade “cujos principais recursos econômicos estão estreitamente vinculados à água”: a usina de Itaipu, “a maior do mundo em geração de energia”, e “as famosas Cataratas do Iguaçu”.
Além disso, a região da Bacia do Rio Paraná está assentada sobre o Aquífero Guarani, considerado o maior reservatório de água potável do mundo, utilizado por vários centros hidrotermais, por suas propriedades terapêuticas já reconhecidas.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 76% do Paraguai.