O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Ricardo Marcelo Fonseca, se manifestou na quinta-feira (20), sobre a emenda aditiva de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), à Medida Provisória nº 785/2017, pretende transformar a Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR).
Para o reitor, não se pode mexer de maneira tão radical em estruturas universitárias por medidas provisórias. “Uma proposta de montar e desmontar universidade, que venha de cima para baixo, é uma maneira autocrática e tecnocrática de lidar com uma comunidade universitária”, disse Fonseca, salientando a falta de debate com as universidades envolvidas na mudança.
“De um lado, estamos carentes de debates sobre isso, mas até aqui me parece que os benefícios são poucos. O que há puro e simplesmente é, pegar um campus da UFPR, que já existe e um campus da Unila, reconfigurar e dar outro nome. Não há uma expansão propriamente”, afirmou o reitor.
Escute a entrevista do reitor para a Rádio Cultura:
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), também falou sobre a medida, dizendo que é uma proposta oportunista por parte do deputado Sérgio Souza. “A Unila foi criada com a característica latino-americana, porque nós entendemos que o Brasil, como o maior país da América Latina, economia mais relevante, maior território e população, tem obrigação de ser um condutor dessa integração. Estar integrado inclusive para fazer frente ao mercado externo”, disse.
Escute a entrevista com a senadora: