Uma emenda aditiva de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), à Medida Provisória nº 785/2017, pretende transformar a Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR). A emenda foi apresentada no processo de aprovação legislativa de medida provisória que trata do financiamento estudantil.
De imediato, a notícia causou espanto na comunidade acadêmica em Foz do Iguaçu e manifestações de apoio à Unila começaram pelas redes sociais, denominado “#UnilaResiste”. A reitoria da universidade emitiu um comunicado contrário à emenda. Leia:
Comunicado da Reitoria
UNILA posiciona-se pela defesa de sua identidade e de seu projeto
A equipe da Reitoria da UNILA tomou conhecimento da Emenda Aditiva, de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), à Medida Provisória nº 785/2017. A Emenda propõe a conversão da UNILA em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR) e foi apresentada no processo de aprovação legislativa de medida provisória que trata de outro assunto (financiamento estudantil).
A equipe da Reitoria posiciona-se enfaticamente pela supressão da referida Emenda Aditiva e está tomando as providências necessárias para garantir a manutenção da lei de criação da UNILA em sua integridade e em defesa de sua identidade.
#unilaresiste
Petição pública em defesa da Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Neste momento é importante a mobilização de toda a comunidade para manutenção da identidade original da UNILA, que, de acordo com sua lei de criação, tem como missão institucional específica formar sujeitos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina.
Para fortalecer esse trabalho de defesa da UNILA, foi criado um abaixo-assinado que pode ser acessado clicando na imagem.