Os nomes dos representantes da comissão e detalhes da programação do Natal das Cataratas foram discutidos nesta semana em uma segunda reunião no gabinete da Prefeitura, reunindo o prefeito, Chico Brasileiro, a primeira-dama, Rosa Maria Jeronymo, representantes da Itaipu Binacional, da secretaria de Turismo, da Fundação Cultural e da Acifi.
A proposta é fazer o natal das luzes de sustentabilidade, pois Foz é o município que mais produz energia do planeta. Embora vários pontos do município serão decorados, diferente dos anos anteriores, a programação artística será concentrada na Praça da Paz, na Avenida JK, que está passando por reforma.
A comissão organizadora contará com representantes das secretarias de Turismo, de Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio, Fundo Iguaçu, Itaipu Binacional, Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), além de sindicatos, conselhos e associações dos setores de turismo.
“Foz terá um natal de luz. E com muitas novidades”, adiantou a primeira-dama, Rosa Jeronymo, voluntária na organização do Natal. Segundo Rosa, a prefeitura buscará parcerias para iluminar a cidade e montar uma programação que valorize os artistas locais. “Faremos um grande Natal, pois precisamos levantar a autoestima do povo de Foz, a reunião foi muito produtiva, na próxima semana devemos criar o decreto da comissão organizadora, estamos agora pedindo que as pessoas interessadas tragam os projetos, pois já estamos trabalhando em conjunto com Itaipu e com a Acifi na construção de um bom Natal”, disse.
Wifi
O assessor do diretor-geral da Itaipu, Alexandre Teixeira, afirmou que a empresa mais uma vez será parceira do Natal das Cataratas. “Queremos resgatar a autoestima do iguaçuense. Vamos colaborar propondo um natal do amor e da solidariedade”.
Teixeira revelou que uma das contribuições da empresa será uma programação cultural descentralizada, sobre rodas, que incluirá atividades em vários bairros do município, no Gramadão da Vila A e na Praça da Paz.
A empresa também envelopará um dos carros elétricos da frota para puxar o trenó do Papai Noel. E a grande novidade ficará por conta de uma “Arvore Wifi”, que será instalada na Praça. A ideia é oferecer internet grátis a todo público.
Acifi
Como o objetivo é reunir todos os setores e promover um grande natal, a comissão também apoiará as ações da Acifi em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) que distribuirá mais de R$ 1 milhão em prêmios, entre uma camionete, carros, motos e vales-compras dentro do “Natal Sonho Dourado 2017”.
A próxima reunião para definir os locais a serem decorados e a programação preliminar está marcada para a próxima sexta-feira (21).
AMN