O governador Beto Richa abre nesta quarta-feira (7) em Foz do Iguaçu, a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento pretende reunir 1.500 participantes, entre governadores, deputados, assessores legislativos, entidades nacionais e internacionais, com representantes de diversos países. Entre os governadores, está confirmada a presença de Geraldo Alckmin, de São Paulo. O evento segue até a sexta-feira (9), no Rafain Expocenter.
Este ano, o evento terá como abordagem principal “O Brasil e suas reformas”, aprofundando as discussões sobre a relevância do poder legislativo estadual, a crise nos estados e as soluções, as reformas política e trabalhista, além de outros temas de relevância nacional e internacional.
Com a finalidade de estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais, a 21ª CNLE favorece a interlocução entre os parlamentos estaduais na discussão de temas relevantes para garantir o crescimento do país.
Este intercâmbio de experiências proporciona aos participantes ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados. O evento também oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.