A previsão é de que uma frente fria comece a se deslocar pela Região Sul no domingo (04) e, assim, novamente há previsão de chuva para as regiões paranaenses.
Conforme já havíamos comentado no aviso meteorológico de ontem, os prognósticos indicam um período de pelo menos quatro dias de chuva sobre o Estado, pois logo depois da passagem da frente fria há um aprofundamento de cavado e áreas de instabilidade se deslocam do Paraguai para a Região Sul.
Vários simuladores continuam indicando chuva acumulada superior aos 50 mm nesse período entre domingo (04) e quarta-feira (07), mas com pancadas de chuva mais fortes e maior índice de precipitação na segunda-feira (05) em grande parte do Paraná.
Na bacia do Iguaçu continua com prognóstico de chuva acumulada em torno dos 100 mm em vários pontos, inclusive na região de União da Vitória (que já teve aumento de nível nas últimas chuvas).
Em anexo mostramos as previsões de diferentes modelos, mas todos seguem indicando expressivo acumulado de chuva para o Paraná e Santa Catarina de domingo (04) até quarta-feira (07); isto é, inclusive em grande parte da bacia do rio Iguaçu. Essa chuvas também favorecem a elevação dos níveis outros rios, como o Tibagi, o Ivaí e afluentes do Iguaçu (com destaque para os rios Timbó e Negro). No sudoeste também chove bastante nos rios Marrecas e Ligeiro, com possibilidade de alagamentos em Francisco Beltrão e Pato Branco, respectivamente.
Na tríplice fronteira, o tempo permanece instável durante todo o final de semana, com temperatura mínima de 11 graus. A chance de chover aumenta a partir de domingo. A temperatura máxima em Foz do Iguaçu não deve passar dos 22 graus.
FONTE: SIMEPAR