Após ouvir os acusadores na semana passada, a 3ª Vara Federal começa nesta segunda-feira (29) ouvir as testemunhas de defesa convocadas por Reni Pereira, em duas ações penais em que o ex-prefeito é réu. Nove pessoas deverão prestar depoimentos a partir das 13h, no prédio da Justiça Federal em Foz do Iguaçu. Entre os depoentes estão funcionários públicos e advogados.
Ao todo, os advogados de Reni Pereira convocaram 107 testemunhas de defesa. Até o momento, a Justiça confirmou 77. os depoimentos da defesa devem se estender até o dia 7 de agosto, conforme determinou o juiz Federal, Pedro Carvalho Aguirre Filho.
Na semana passada, Reni ouviu a versão dos delatores, que fizeram parte de seu governo, como os ex-secretários Melquizedeque Corrêa de Souza, Rodrigo Becker e Carlos Juliano Budel, além do empresário Nilton Beckers. Os depoimentos de acusação foram até às 2 horas da madrugada do último sábado (27).
Pela primeira vez desde que foi afastado da prefeitura, Reni Pereira falou com a imprensa. Em uma curta entrevista exclusiva à RPC TV, o ex-prefeito negou todas as acusações e disse que pela primeira vez a defesa poderá falar. Reni disse ainda, que a maioria das denúncias feitas à ele, já caíram por terra.
Entre as testemunhas de defesa, foram convocados o deputado federal Fernando Giacobo e o ex delegado-chefe da Polícia Civil em Foz do Iguaçu, Alexandre Macorin.
Após investigação da Polícia Federal durante a Operação Pecúlio, Reni Pereira foi acusado pelo Ministério Público Federal de chefiar uma organização criminosa entre funcionários públicos, políticos e empresários, com o objetivo de desviar recursos federais em obras de mobilidade urbana e do SUS, enviados para município de Foz do Iguaçu.