Um espetáculo marcante com muita luz e cor em movimento. Assim a comunidade muçulmana sunita de Foz do Iguaçu pretende marcar o período do Ramadã em Foz do Iguaçu. Para isso, o Centro Cultural Beneficente Islâmico (CCBI) idealizou um evento que vai ocorrer durante todo o período sagrado na chamada “mesquita branca”, situada no Jardim Central. O projeto consiste numa projeção de vídeo mapping na cúpula do templo islâmico.
A técnica de videomapeamento consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como fachadas de edifícios e estátuas, por meio da utilização de um software especializado. A iniciativa só será possível mediante uma parceria que foi firmada entre o CCBI, FPTI (Fundação Parque Tecnológico de Itaipu) Fundação Cultural e RPC TV Cataratas (afiliada da Rede Globo em Foz).
Foram os parceiros do Centro Cultural que providenciaram o software e o vídeo que será projetado, composto por uma arte especial com motivos que remetem ao período mais importante do calendário muçulmano.
O início da projeção será marcado por uma solenidade marcada para o próximo sábado, 27, às 21h, na Rua Meca, 599, no Jardim Central. Além dos representantes das entidades envolvidas, devem participar do evento Prefeito Chico Brasileiro, seu vice, Nilton Bobato e o deputado estadual, Hussein Bakri, além de outras autoridades convidadas.
A ideia do evento é envolver toda a comunidade, chamando a atenção para a importância do Ramadã, que tem grande importância religiosa para a mais numerosa colônia de imigrantes da Fronteira. “Com o espetáculo que foi projetado, vamos comemorar o Ramadã e, ao mesmo tempo, dar um presente à cidade, que vai poder contemplar essa arte tão bela que preparamos”, disse o presidente do CCBI, Mohamed Beha Rahal.
O Diretor de Assuntos Internacionais do município, Jihad Abu Ali, foi um dos idealizadores do projeto. Ele espera que a ação possa entrar no calendário de eventos do turismo de Foz. “Devidamente divulgado, esse evento deve atrair visitantes de toda a região. Acho que é importante apostarmos nessa alternativa”, finalizou.
A projeção ocorrerá todos os dias das 19h30 às 21h00.
Tempo sagrado
O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico, quando os muçulmanos praticam o seu jejum ritual, um dos cinco pilares do islamismo. É um tempo onde os muçulmanos buscam a renovação da fé e praticar a caridade de forma mais intensa, dedicando-se mais profundamente aos valores da vida familiar.
Na crença islâmica, o Ramadã foi o mês em que foi revelado o Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos. Como os praticantes do islã se baseiam no calendário lunar, o período vai ser compreendido entre 27 de maio a 24 de junho.
AMN