A Unidade Básica de Saúde do Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu, fechou uma hora mais cedo na segunda-feira (22), após um homem ser baleado e outro morto no bairro, no mesmo dia. A unidade que tem horário de funcionamento até às 18h, ontem fechou às 17h.
Em nota no final da tarde, a Secretaria de Saúde informou que a unidade seria reaberta assim que “onda de violência” na região fosse controlada. Leia a nota:
“Tendo em vista as graves ameaças proferidas contra a integridade física dos servidores e funcionários da Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim São Paulo, na tarde dessa segunda-feira (22), o atendimento ao público foi suspenso. Tão logo a súbita onda de violência naquela região seja controlada pelos departamentos de polícia e da Guarda Municipal, a unidade voltará a atender normalmente.”
A reportagem da Rádio Cultura foi até o local na manhã desta terça-feira (23) e constatou que a unidade havia reaberto no horário normal, às 7h. Porém, até pouco antes das 8h, ninguém foi até o local, além dos funcionários.
Crimes
O primeiro crime aconteceu por volta das 13h, na Rua Francisco Padilha, onde Kelvin Freitas Fonseca de Leiko, de 25 anos, foi atingido com um disparo na perna. O Siate foi acionado e encaminhou o rapaz para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Segundo pessoas que estavam no local, um motociclista passou atirando contra um grupo de pessoas, atingindo Kelvin.
O segundo crime aconteceu por volta das 18h, na mesma rua, onde duas pessoas armadas chegaram em frente a uma casa atirando contra Cesar Alcantara dos Santos, de 29 anos, conhecido como “Cazuza”. A vítima conseguiu correr para dentro de casa, mas foi perseguido por um dos atiradores e morto com vários disparos.
Investigadores da Delegacia de Homicídios acreditam que os dois crimes na mesma tarde tenham ligação e trabalham para identificar os autores e motivo.