No início deste ano o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos voltou a funcionar em Foz do Iguaçu. Com a retomada, 164 produtores rurais cadastrados continuaram a repassar os alimentos produzidos na região rural de Foz para serem doados às entidades socioassistenciais. É o fortalecimento da agricultura familiar no município.
O lançamento deste ano aconteceu na manhã desta terça-feira (23), na sede do Banco de Alimentos, localizado na Vila Andradina, região norte da cidade, com a presença do vice prefeito, Nilton Bobato, do secretário municipal de Agricultura, Thiago Kodama, representantes da Itaipu, da EMATER e vários produtores rurais.
Atualmente o município recebe produtos frescos sem adição de agrotóxicos de 164 produtores rurais. São produtores já cadastrados ao sistema da Secretaria de Agricultura e que estão aptos a repassarem os alimentos. Esses alimentos são doados à 40 entidades que prestam atendimento socioassistencial na cidade. As entregas no Banco de Alimentos acontecem todas as segundas e terças-feiras e as doações para as entidades nas quartas-feiras.
Para o vice prefeito, o lançamento do PAA representa a continuidade de um programa que gera renda e economia sustentável. “Aqui trabalhamos com agricultura de qualidade, construindo solidariedade, distribuindo alimentos da agricultura familiar para 40 entidades, podendo atender inúmeras pessoas com uma alimentação segura”, destacou.
O secretário municipal de agricultura pontuou a preocupação que a nova gestão tem com o atendimento à população. “Sabemos que milhares de pessoas são atendidas diariamente nas entidades socioassistenciais da cidade. Por isso, queremos zelar pela qualidade dos alimentos que o Município oferece. Garantindo a permanência do PAA estamos garantindo segurança alimentar e de qualidade à estas pessoas, além de fortalecer a produção da agricultura familiar na nossa cidade, gerando renda no campo e valorização do produtos vindo dele”, enfatizou Kodama.
Entre os produtos repassados semanalmente ao PAA, estão verduras, legumes, peixe, pães, cucas, doces e mel. Tudo produzido pelos produtores do município de Foz. Um dos produtores cadastrados é Jelson Tureta, produtor de verduras e legumes orgânicos. Para ele, significa mais renda em casa e produto de qualidade na mesa de muita gente.
Outro produtor é Otávio da Silva, cadastrado há 8 anos no PAA e produtor de frutas como laranja, banana, amora e graviola. Segundo ele, participar de programas assim mostram o quanto o município valoriza o produtor rural, estreita essa relação e permite alimentação de qualidade nas entidades beneficiadas. “Quero continuar por muito tempo fazendo parte do PAA e espero continuar contribuindo para esse projeto dar certo”.
Programa
Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Quem acessa: agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais ou empreendimentos familiares rurais portadores de DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf.
Quem executa: o PAA é executado com recursos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), em parceria com estados, municípios e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Em Foz funciona por meio da Secretaria de Agricultura, responsável pelo cadastro dos produtores e quem cuida do recebimento dos alimentos e repassa às entidades conveniadas à Secretaria de Assistência Social.
Assessoria