Entre os dias 19 a 21 de junho, quase 90 jovens de 12 e 13 anos competiram para a Taça Paraná Sub 13 feminina sediada em Foz do Iguaçu.
No último jogo, entre Foz do Iguaçu (equipe do colégio COC) contra Mingaguazu, do Paraguai, o time da casa garantiu a conquista do título quando venceu por 42 pontos x 23 (Py). O time de Mingaguazú ficou em 2º lugar.
Participaram equipes do Caramuru Basquete (Castro – Pr), COC-Semeador (Foz), Secretaria de Esportes de Foz, Colégio Três Fronteiras (Foz), La Salle (Toledo), Sperafico (Toledo), Apve (Londrina), Colégio Wistremundo (Londrina), UTFPR (Cornélio Procópio), Vilela (Cornélio Procópio), Gatti (Cornélio Procópio), Sottole (Cornélio Procópio), E.C.B (Paraguai) e PM (Goiroerê).
A secretaria da Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (Abasfi), Fran Alves, explica que a disputa foi concorrida. Ao todo, foram 20 competições em três dias. “O basquete tem muita adesão nos bairros de Foz, as meninas vivem em áreas carentes e através do esporte tem novas oportunidades. Além de ajudar a tirá-las de situação de vulnerabilidade”, explica Fran.
O treinador, Claudio Henrique Lisboa, conta que o esporte é um transformador social e auxilia na formação das jovens. “Ele está acompanhado da educação, tiramos as atletas da zona de risco e incentivamos os estudos, para ter uma perspectiva nova de vida”, frisa.