Derrota amarga. Foi o que o Foz Cataratas Futsal sofreu na noite desta sexta-feira (19) no Ginásio Costa Cavalcanti, quando perdeu pelo placar de 4 x 3 para o Joinville.
Foi uma derrota onde o time tem que saber que poderia ter vencido. Não pode ficar apenas no discurso de que um dia iria perder. Até por ser isso muito óbvio. Todos tem essa experiência. A questão deste confronto pela Liga Nacional precisa ser analisado pela maneira que a derrota aconteceu.
Na primeira etapa houve muito equilíbrio. Grandes intervenções dos goleiros dos dois times. Mas o Foz Cataratas teve uma produção melhor. Começou adiantando sua marcação e o Joinville foi dominado.
O time catarinense pela qualidade do elenco, também apresentou perigo. Mas o proponente de jogo na maior parte do tempo era o Foz Cataratas. Ainda assim o primeiro gol foi do Joinville quando restavam 5.40 para o final, em falha defensiva do Foz, que Dian Luka aproveitou. O time iguaçuense chegava ao empate, restando 4 minutos para o final, através de Neto.
O intervalo mudou muita coisa. Vander Iacovino trabalhou melhor e o segundo tempo o Joinville teve mais as ações do jogo. Foi o time que mais se acertou na segunda etapa, enquanto o Foz Cataratas tinha lampejos de bons momentos.
Apenas 25 segundos de jogo na segunda etapa, e em mais uma falha defensiva, Betão colocava o Joinville em vantagem. Mais uma vez, quando estava atrás no marcador, o Foz Cataratas partiu para cima. Teve oportunidades de empate. Restando 17.51 o Joinville teve a expulsão de Dian Luka. O Foz teve ainda uma penalidade máxima a seu favor cobrada por Vini que o goleiro Willian defendeu.
Mas pouco depois, restando 16.32 Vini marcava e colocava o placar em 2 x 2. O Foz depois do empate recuou novamente. O Joinville cresceu, apesar de já estar estourado em número de faltas restando 16 minutos para o final.
Quando faltavam 9.41 para o término do jogo Gabriel marcou o terceiro gol do Joinville. Quatro minutos depois Leco ampliava a vantagem fazendo 4 x 2. Com o placar adverso o Foz Cataratas se utilizou do linha gol com Feitosa. Conseguiu diminuir a diferença através de Willian quando restavam 2.01 para o final do jogo. O placar final foi de Foz Cataratas 3 x 4 Joinville.
O único tempo técnico solicitado por Luciano Bonfim ao longo do jogo foi quando restavam apenas 3 segundos para o final da partida.
Muitos questionamentos ao final do jogo por parte de torcedores que acompanharam a primeira derrota em casa em 2017. O que é esperado é que o time absorva o que aconteceu, a maneira como perdeu um jogo que poderia ter vencido e a partir dessa realidade continue o trabalho, fazendo as correções necessárias para ter conquistas nas próximas rodadas.
Assumir o erro é sinal de maturidade. Comissão técnica e jogadores, cada qual na sua medida precisam analisar friamente como foi que o time perdeu três pontos diante da maior presença de torcedores no Ginásio em muitos anos, para que então, sem “terra arrasada” possam crescer a partir de uma visão clara dos fatos.
Dissimular apenas postergaria novas decepções. Especialmente o segundo tempo precisa ser visto e revisto, para que a demora nas decisões não se repitam, uma vez que o time está em disputas de alto nível e nessas circunstâncias detalhes fazem uma enorme diferença.
O Foz Cataratas tem seu próximo compromisso pela Liga Nacional na próxima sexta-feira (26) enfrentando o Tubarão em Santa Catarina.