https://youtu.be/_H314pdYstU
Um vídeo gravado durante um exercício de policiais militares das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) do paraná, no fim do ano passado e postado em março deste ano, viralizou nas redes sociais esta semana. A imagem mostra o pelotão cantando letras violentas, enquanto correm.
Alguns trechos da letra diz: “Miro na cabeça, atiro sem errar”, “Bate na cara e espanca até matar”, “Arranco a cabeça, explode ela no ar” e “Arranca a pele e esmaga os seus ossos. Joga eles na vala e reza um Pai Nosso”.
O vídeo foi gravado em Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi colocado na página do Facebook do grupo “Admiradores Da Polícia militar Do Paraná” e até a terça-feira (16) já passava de 250 mil visualizações.
Em nota, a Polícia Militar disse que a música com conteúdo agressivo não determina a formação e conduta dos policiais.
Leia a nota:
“Apesar de estarem caindo em desuso, estas canções são utilizadas pelas forças de segurança pública no Brasil e no mundo inteiro.
Na PM do Paraná, apesar de não haver orientação proibitiva, alguns grupos as utilizam durante treinamento.
No entanto, a PM destaca que estas canções não determinam a formação e nem a conduta de atuação dos policiais militares nas ruas diariamente.
A Polícia Militar, em sua missão constitucional, se pauta pela atuação de policiamento comunitário, em consonância com os Direitos Humanos e de absoluto respeito à dignidade da pessoa humana.”