A responsável pelo programa de imunização lembra que o grupo de risco tem até o dia 26 de maio para se vacinar em qualquer unidade de saúde. A meta é vacinar 90% das 67 mil pessoas que compreendem os grupos prioritários.
Até o momento, 31.9734 receberam a imunização, total representa 45% da meta. “O volume está abaixo do esperado, especialmente no grupo de crianças e gestantes. Apenas 27% das crianças foram vacinadas, e 32% das gestantes”, disse Adriana.
Até o momento, 5.049 crianças receberam a dose da vacina, a população total de crianças em Foz do Iguaçu é de 18.324. Já as gestantes, apenas 1.075 das 3.300 procuraram a vacina, total representa 32% de vacinação. Foram vacinados 13.574 dos 20.321 idosos (67%) e 1.900 dos 4.000 professores (47%).
Segundo Adriana Izuka, o objetivo da vacina é reduzir a mortalidade causada pela Influenza. “Contamos com a conscientização das mães, para levarem os filhos, das crianças e de todos que estão dentro do grupo prioritário, para procurarem a vacina”, disse.
Grupo prioritário
Precisam receber a vacina crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da área da saúde pública e privada, gestantes, mulheres no pós-parto de até 45 dias, idosos com idade acima dos 60 anos, pessoas com comorbidade (estas deverão apresentar comprovação médica da doença), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores.
A vacina contra a Influenza protege contra todos os tipos circulantes da gripe, incluindo o H1N1 e H3N2. É contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, como também a qualquer componente da vacina, ou alergia comprovada grave relacionada a ovo e seus derivados.