Moradores da Vila A estão reclamando dos parquímetros instalados nas ruas mais movimentadas do bairro. De acordo com os moradores, as máquinas foram colocadas sobre as calçadas estreitas, dificultando a passagem de pedestres, principalmente cadeirantes e carrinhos de bebê.
As máquinas de cobrança para o estacionamento rotativo foram instaladas na semana passada e deverão entrar em funcionamento na próxima segunda-feira (22). Até o momento, foram regulamentadas 86 vagas, sendo três para pessoas portadoras de deficiência, dois para idosos, seis para motocicletas e três para parada de até 15 minutos.
Em nota, o Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans), explicou que os problemas nas calçadas foram devido à falta de padronização, que é exigência no município desde 2008. “O parquímetro é instalado em uma distância padronizada do meio fio e os problemas na calçada prejudicaram a passagem de pedestres. Os moradores da Vila A receberão uma pré-notificação para adaptar a calçada, enquanto isso, faremos uma adaptação na calçada para não prejudicar o pedestre”, explicou Fernando Maraninchi, diretor do Foztrans.
O diretor destaca ainda que o instituto está preocupado com o bem estar da população e se desculpa pelo transtorno causado devido à falta de padronização das calçadas. “Nós faremos a adaptação para não prejudicar os pedestres, enquanto esperamos a calçada padrão dos proprietários dos imóveis, que é lei em Foz do Iguaçu”, disse.
Os proprietários das calçadas irregulares na Vila A serão notificados a partir dessa semana, paralelo ao serviço de notificação será feita a adaptação das calçadas para não prejudicar o pedestre. “Uma equipe fará essa adaptação provisória e os proprietários serão acionados, caso não corrijam a calçada serão multados”, frisa.