A primeira apreensão ocorreu na manhã de terça-feira (9), por volta das 11h, quando servidores da Receita Federal abordaram um veícul Fiat/Uno, com placas de Foz do Iguaçu/PR, na rodovia BR-277 próximo ao trevo do CTG Charrua. O automóvel estava sendo conduzido por uma senhora e, ao seu lado, havia uma passageira.
Durante a abordagem, a condutora confessou que transportava mercadorias no compartimento do motor. Na vistoria foi possível constatar a grande quantidade de celulares e de peças e acessórios para celulares escondidos sob o capô do veículo, no valor estimado de R$ 32 mil.
A condutora afirmou que o destino dessas mercadorias seria Santa Terezinha de Itaipu/PR. O veículo foi apreendido e encaminhado para a Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR. A condutora e a passageira foram identificadas e liberadas.
A segunda abordagem ocorreu no início da tarde, por volta das 14 horas, na praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR. Um veículo GM/Celta, conduzido por um casal de aposentados de Matelândia/PR, estava com fundo falso preparado no banco traseiro onde havia 26 celulares de última geração no valor total estimado de R$ 64 mil.
O veículo e as mercadorias foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu. O casal foi identificado e liberado.
A Operação Muralha, que envolve servidores da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Paraná, teve início no dia 3 de maio por período indeterminado.
Esta ação está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e tem por finalidade o fortalecimento do controle e da fiscalização visando prevenir e combater os crimes de contrabando e descaminho, tráfico de drogas, armas, munições, medicamentos e outros crimes praticados, em especial com enfoque em produtos que ingressam ao Brasil vindos do Paraguai.
Fonte: Receita Federal do Brasil de Foz do Iguaçu