Os funcionários da empresa Vital encerraram a greve na tarde desta terça-feira, 9, e o lixo volta a ser recolhido a partir das 17h de hoje. A informação foi confirmada pelo diretor do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco), Marlos Campos.
Segundo Campos, os funcionários aceitaram o acordo proposto pela empresa, que se comprometeu a pagar as diferenças salariais, horas extras e férias até o dia 2 de junho. Os trabalhadores exigiam o pagamento até sexta-feira, 12, no entanto Campos afirmou que até o fim de semana era inviável, e, portanto, ficou acordado que o pagamento será para o início do próximo mês, “Com alguma relutância de uns e outros, mas a maioria aprovou a proposta”, destacou ele.
Greve abusiva
Em entrevista à Rádio Cultura a secretária de Meio Ambiente, Ana Biesek, afirmou que a greve foi abusiva, “Foi uma greve abusiva, pois não deixou os 30% de funcionários trabalharem, de acordo com a lei, e impediu que outras equipes saíssem do pátio, causando pra nós um grande transtorno também” disse ela.
A secretária disse que a prefeitura deverá auxiliar na limpeza até que a situação se regularize. Segundo ela houve uma união entre as secretarias e foram disponibilizados carros, equipamentos e funcionários que distribuíram containers em alguns pontos do município, como centro e corredor turístico, para realizar a coleta seletiva, a fim de não deixar uma má imagem da cidade para os turistas.
Biesek também afirmou que a empresa Vital se comprometeu a realizar um mutirão para regularizar a situação. “Eles se comprometeram a deixar a cidade limpa e em ordem” disse ela. A secretária também destacou que a empresa garantiu que não haverá mais greve. “A garantia da Vital é que não vai voltar a ter greve, que houve acordo com o sindicato e o problema está resolvido”, afirmou.
Ela destacou também que a greve não é um problema da prefeitura, “Nós estamos em dia com a empresa, o problema é entre os funcionários e a Vital, mas nós como temos contrato com a empresa, temos a obrigação indireta de cuidar desse contrato e garantir que a cidade fique limpa”, completou.