O Iguassu Convention & Visitors Bureau comemora a alta do turismo no primeiro quadrimestre deste ano. O destino registra crescimento na visitação de turistas, movimentando assim vários setores da economia, como hotelaria, gastronomia e toda indústria de eventos. Dentro desse cenário, o Instituto tem contribuição decisiva na conquista desses indicadores.
Considerado o termômetro do turismo iguaçuense, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 605.208 visitas de janeiro a abril de 2017; alta de 14,12% em relação ao mesmo período do ano passado. Já os meios de hospedagem registraram ocupação de 62,1% de janeiro a março, quatro pontos percentuais acima da média de 58,1% no período equivalente de 2016 (os dados de abril estão em fase de tabulação)
Os indicadores são resultados do trabalho contínuo da Gestão Integrada do Turismo, onde o Iguassu CVB atua de forma intensa na divulgação do Destino Iguaçu no Brasil e no exterior, com captações de eventos, visitas técnicas para reconhecimento da infraestrutura da cidade, capacitação de agentes e operadores de turismo, fortalecimento dos atrativos turísticos e atendimento à imprensa para geração de mídia.
Segundo o diretor executivo do Iguassu CVB, Basileu Tavares, a alta no turismo é resultado do trabalho estratégicos a curto, médio e longo prazo feito pela Gestão Integrada do Turismo. “Os atuais indicadores são frutos, sobretudo, das ações realizadas em anos anteriores para o fortalecimento e divulgação do Destino Iguaçu”, afirma.
ICVB – Este ano, por exemplo, o Iguassu Convention & Visitors Bureau foi responsável, até o momento, pela captação de 14 eventos que serão realizados nos próximos anos. Juntos, eles serão responsáveis por mais de 7,9 mil participantes, que devem injetar mais de R$ 13 milhões na economia local, considerando gasto médio de R$ 437 por participante em cada dia na cidade.
Para complementar as ações com foco no aumento do fluxo e permanência de turistas na cidade, o Iguassu CVB promoveu os workshops “Destino Iguaçu, Vive esta energía!” no Chile, Paraguai e Uruguai e a campanha “Iguaçu tem a maior queda por Você” nas cidades de Curitiba, São Paulo e Santo André, capacitando assim 550 agentes de viagens dessas regiões. Realizou ainda o workshop “Foz do Iguaçu, Destino de Eventos” em Curitiba.
Também visitou entidades de classe em São Paulo e Brasília, além de organizar o Iguassu Meeting Experience (IME) com apoio do SEBRAE em Foz do Iguaçu. O Instituto capacitou a equipe de agentes de vendas do HotelDo do Brasil, que realizou sua Convenção na cidade.
E as ações de promoção do Destino não acabam aí. Incluem ainda participações, ao lado de parceiros estratégicos, nos seguintes eventos: Vakantiebuers (Holanda), Feira Internacional de Turismo (Espanha), The New York Times Travel Show (Estados Unidos), Convenção Nacional de Vendas CVC (Foz), Abroad Mice (Belo Horizonte), ANATO (Colômbia), ITB Berlim (Alemanha), Salão Paranaense de Turismo (Curitiba), LACTE – Latin American Corporate Travel Experience (São Paulo), WTM – World Travel Market Latin America (São Paulo) e Braztoa (São Paulo).
Estas ações contaram com o apoio de mais de 50 mantenedores presentes, dentre hotéis, agências, gastronomia e atrativos da tríplice fronteira. Entre elas, vale destacar que a Convenção de Vendas CVC 2017 merece um destaque diferente, pois reuniu em Foz do Iguaçu 1.500 líderes de vendas de viagens do Brasil, oportunizando que o Destino recebesse um grande famtour na ocasião.
Mais ações – E como o trabalho no Iguassu Convention & Visitors Bureau não para nunca, já é possível destacar as ações confirmadas para este bimestre de maio e junho. Entre elas novas etapas da campanha “Iguassu tem a maior queda por você!”, em Florianópolis, Joinville, Rio de Janeiro e do workshop “Destino Iguaçu, vive este energía!”, em Buenos Aires e Mar del Plata (Argentina).
Durante as próximas semanas, a equipe do Iguassu CVB também estará presente no Abroad Mice (Rio Janeiro), IMEX Frankfurt (Alemanha), Fiexpo Latinoamerica (Chile), Experience Latin America e The Meetings Show (Inglaterra) e Festival de Turismo das Cataratas (Foz do Iguaçu). Por fim, estão confirmados a realização de um famtour de entidades em Foz e visitas as entidades de classe no Rio de Janeiro.
Mídia – Já em relação aos press trips, o Iguassu CVB recepcionou a snapchater brasileira Thaynara OG, além de várias equipes de comunicação, entre elas da Avianca, da Travel 2 Latam, da TV Trip Brasil, Virtuoso e AllSet Concierge, Viaje Comigo e Sapo Viagens. O atendimento as equipes gera mídia espontânea e qualificada, impulsionando a vinda de turistas ao destino.
Segundo Basileu Tavares, tudo isso culmina na satisfação de associados que realizam negócios nestas oportunidades, criadas pelo Iguassu CVB. “O discurso comum entre estes empresários é o reconhecimento das muitas ações que estamos realizando, mas isso tudo só é possível porque planejamos juntos e estamos executando juntos. Assim conseguimos elevar nossos indicadores”, conclui.
Comunicação ICVB