Para conscientizar a população sobre o trânsito, começa na próxima sexta-feira (5) em Foz do Iguaçu a Campanha Internacional do Maio Amarelo, às 19h30, na Câmara de Vereadores.
Entre as sete maiores cidades paranaenses, Foz do Iguaçu é a segunda com mais acidentes de trânsito, ficando atrás apenas de Maringá. Apesar da redução no número de mortes, de 70 em 2013 para 32 em 2016. “A cada doze minutos uma pessoa morre de acidente de trânsito no Brasil. Apesar de termos diminuído os índices em Foz é preciso manter o trabalho integrado. Sem gestão não há segurança. O desafio agora é com a realização do Maio Amarelo deste ano. Estaremos concentrados durante um mês inteiro em ações intensificadas que trabalhem a conscientização de motoristas e de toda a população”, defende pontua o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada, Josnei Fagundes.
Campanha
Pelo calendário, as atividades se estendem até o dia 30/5, com palestras, blitz educativas, caminhadas, passeios ciclísticos, treinamentos, exposições, entrega de panfletos, e, escola itinerante. As ações acontecem em parceria com escolas, Cmeis, entidades, associações, Sest/Senat, paróquias, forças de segurança, Detran, Shoppings, Itaipu Binacional, Foztrans e secretarias municipais.
O tema deste ano é “Minha Escolha faz a Diferença”, partindo da ideia de que todos os motoristas, motociclistas e pedestres fazem a diferença ao terem consciência de evitar qualquer acidente no trânsito.
O Maio Amarelo é um movimento que nasceu com o principal objetivo reduzir o número de acidentes e tornar o trânsito mais seguro. É realizado em vários países, inclusive no Brasil, que é considerado o 4º país em número de acidentes no trânsito.