Às 17h35 desta segunda-feira, 1º de Maio, Chico Brasileiro e Nilton Bobato assinaram o livro de posse como prefeito e vice-prefeito de Foz do Iguaçu, em solenidade promovida pela Câmara de Vereadores do centro de eventos do Hotel Golden Park Internacional, no centro. Um público de cerca de 1.300 pessoas acompanhou a solenidade que contou a presença de representantes dos governos federal e estadual, como o ministro da Saúde, Ricardo Barros e o ministro da Ciência, Tecnologia e das Comunicações, Gilberto Kassab, além da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti e do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho JR.
Chico Brasileiro é 49º prefeito de Foz do Iguaçu e assume o município após um período turbulento na política local, onde os principais serviços da cidade são alvos de investigação policial. A saúde deverá ser a área de maior preocupação do novo prefeito. Como a eleição deste ano aconteceu em caráter suplementar, após a impugnação da candidatura do mais votado em outubro do ano passado, o mandato de Brasileiro e Bobato será um pouco menor, serão três anos e sete meses de governo.
Representando o Estado, Cida Borghetti ressaltou o feriado do Dia do Trabalhador, dizendo o novo governo já nasce marcado pelo trabalho. Ricardo Barros discursou em nome do governo federal, falando em reestruturação do Hospital Municipal e anunciando uma parceria entre o governo e o município. “Contem conosco, vamos voltar aqui para inaugurar obras que Foz do Iguaçu tanto precisa”, disse o ministro. Gilberto Kassab colocou o governo federal à disposição da prefeitura, para ajudar a a superar as dificuldades. O ministro recebeu uma pequena vaia quando se referiu ao presidente Michel Temer.
Em seguida, discursou o vice-prefeito Nilton Bobato, agradecendo a família e contando sua trajetória pessoal e política. “Quero falar do sonho da melhor administração, que começa amanhã. Vamos governar para os mais de 250 mil moradores que vivem aqui. Chico, não teremos ‘Lua de Mel’, amanhã todos os problemas de Foz do Iguaçu serão nossos. Daqui três anos e meio, quero olhar para cada cidadão, com o sentimento de dever comprido”, disse Bobato.
No primeiro discurso como prefeito, Chico Brasileiro falou das dificuldade que irá encontrar e agradeceu a ex-prefeita interina Inês Weizemman, que governou o município desde janeiro. “Tenham fé, tenham confiança. Um novo tempo está começando em Foz do Iguaçu. Somos uma potência no Brasil e no exterior. Nosso povo é uma potência”, disse. Brasileiro continuou o discurso, prometendo resolver os problemas da cidade. “Hoje digo a vocês, os desafios são grandes e difíceis. Esses desafios não serão superados em pouco tempo, mas serão vencidos”, afirmou.
Após os discursos, Inês Weizemann entregou o cargo à Chico Brasileira, como último protocolo da solenidade. A assinatura de transmissão de cargo foi testemunhada por vereadores da base aliada e pela nova primeira-dama do município.
Na terça-feira (2), Chico Brasileiro dará posse aos novos secretários, em ato na Fundação Cultural. Pelo menos dez nomes já foram confirmados para a nova gestão. [KGVID]https://www.radioculturafoz.com.br/wp-content/uploads/2017/05/20170501_165611.mp4[/KGVID]