Um atraso na entrega das vacinas contra a gripe, para a campanha 2017, causou desabastecimento nos postos de saúde dos municípios atendidos pela 9° Regional de Saúde, com sede em Foz do Iguaçu. Desde a semana passada a população reclama que não há vacina nas unidades básicas de saúde. No extremo oeste paranaense, o desabastecimento foi registado principalmente nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Medianeira, onde doses chegaram a ser emprestadas de municípios vizinhos.
O chefe da 9° Regional, Ademir Ferreira, explicou que o desabastecimento aconteceu em várias regiões do país, mas que o problemas já está sendo normalizado. Segundo Ferreira, na terça-feira (25) foram entregues mais 38 mil doses da vacina, além das 12 mil já disponibilizadas à população. Com isso, 60% do estoque previsto para a região já foi repassado.
Em Foz do Iguaçu, na terça-feira apenas cinco, dos 28 postos, ainda tinham vacinas contra a gripe disponíveis. Com o reforço do estoque, 45 mil doses já foram entregues na região, que conta com um público alvo de 98 mil pessoas. “Vieram apenas 15 mil doses e diferente da vacina da dengue, esse é um público que realmente a busca a vacina”, explicou Ferreira.