O Conselho de Ética da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, começa a ouvir nesta segunda-feira (3), os vereadores afastados e investigados pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, na Operação Pecúlio. A primeira a ser ouvida é a vereadora Anice Gazzaoui (PTN).
Os presidentes da ACIFI, OAB, Observatório Social e do Movimento Laico da igreja Católica, também deverão ser ouvidos nesta segunda-feira, como testemunhas de acusação. Como os vereadores afastados não podem ter contato com o legislativo, foi preciso uma autorização judicial para que os parlamentares afastados pudessem comparecer à sessão.
Na terça-feira (4), o Conselho ouve o vereador Darci Siqueira (PTN). Nos outros dias, comparacem os vereadores Edílio Dall´Agnol (PSC), Luiz Queiroga (DEM) e Rudinei de Moura (PSD), além de testemunhas.
O relator do Conselho,vereador Celino Fertrin (PDT), destacou que o Conselho notificou os Vereadores e pediu autorização ao Judiciário para que os Vereadores denunciados pudessem comparecer às oitivas. A presidente do Conselho, vereadora Nanci Rafain Andreola (PDT), explicou que os denunciados terão amplo direito de defesa.
A direção da Câmara informou que os depoimentos serão fechados. A imprensa poderá entrar apenas no início, para captura de imagens.