Por volta das 00h30 de quinta-feira, a Polícia Federal no âmbito das Operações Fronteira Integrada e Ágata (apoio da Marinha do Brasil) apreendeu uma embarcação transportando mercadorias oriundas do Paraguai. Mais tarde, às 3h, outra equipe atuando na região da Vila Bananal, deteve um caminhão contendo grande volume de cigarros. Já pela manhã às 10h30, uma equipe de federais lotados no Aeroporto Internacional de Foz, abordou um cidadão transportando U$ 20 mil escondidos entre as meias.
As ações começaram no início da madrugada, na região da favela do queijo, próxima ao Rio Paraná. Policiais do NEPOM* e BPFron* procediam diligências nas margens do Rio quando depararam com uma embarcação descarregando alguns volumes oriundos do Paraguai. Na abordagem, após os policiais se identificarem, os meliantes atiraram na direção da equipe, provocando o confronto.
Um dos meliantes foi ferido e os outros dois foram presos. O SIATE foi acionado e prestou socorro. Duas armas, um revólver e uma pistola, foram encontradas com os contrabandistas, além de quatro volumes de mercadoria diversas e uma embarcação de madeira. Os presos, juntamente com as apreensões, foram conduzidos a PF em Foz.
Mais tarde, por volta das 03:00, outra equipe do NEPOM em conjunto com o TIGRE* atuava na região da Vila Bananal, quando encontraram um caminhão carregado de caixas de cigarros. A apreensão foi encaminhada à Receita Federal em Foz. Não houve prisões.
Hoje pela manhã, no Aeroporto Internacional em Foz, equipe de policiais federais lotados no NUMIG detiveram um passageiro que embarcava com U$ 20 mil escondidos entre as meias. O passageiro foi ouvido e o dinheiro entregue à Receita Federal para os procedimentos pertinentes.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras – PPIF (Decreto 8.903/2016) e conta com a participação, além da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, Policia Civil, Policia Militar, Agência Brasileira de Inteligência, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Forças Armadas, Receita Federal e Guarda Municipal de Foz do Iguaçu.