Nesta terça-feira (21), os novos diretores Luiz Fernando Vianna (geral brasileiro), Marcos Antônio Baumgärtner (administrativo, segundo empregado de carreira a assumir uma diretoria na história da empresa) e Marcos Stamm (financeiro executivo) participaram de uma reunião, no Edifício Parigot de Souza, em Curitiba, para conhecer com mais detalhes a estrutura organizacional da empresa.
Também compareceram o diretor jurídico, Cezar Ziliotto, mantido no cargo; o ex-diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; a ex-diretora financeira executiva, Margaret Groff; e o assistente da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB), Dalton Fernando da Costa.
A apresentação foi feita pelo assessor de Planejamento Empresarial (PE.GB), Daniel de Andrade Ribeiro. Desde o anúncio da nomeação do decreto presidencial, no dia 14, antigos e novos diretores estão fazendo a transição na gestão brasileira da Itaipu.
Para Vianna, foi apresentado um panorama geral sobre a Diretoria Executiva, o Conselho de Administração da Itaipu, as unidades organizacionais das diretorias, fundações (como a Itaiguapy, que administra o Hospital Costa Cavalcanti, a Fibra e a do Parque Tecnológico Itaipu) e os escritórios de Itaipu em Brasília e em Guaíra. À tarde, Vianna manteve sua agenda de compromissos na Copel.
Nesta quarta-feira (22), ele transmitirá o cargo para o engenheiro Antonio Sérgio de Souza Guetter, novo diretor presidente da estatal, que era comandada por Vianna desde 2015.
Na quinta-feira (23), terá o primeiro contato com a usina de Itaipu como diretor-geral brasileiro. Está previsto o plantio de uma árvore no Bosque do Trabalhador, conversa com diretores brasileiros, assinatura do termo de posse e reunião de Diretoria Executiva, com diretores das duas margens. Há ainda a possibilidade de uma entrevista coletiva. Os detalhes da programação serão informados com a confirmação da agenda.
Diretores percorrem Parigot e instalações da usina
Desde a semana passada, alguns diretores já tomaram posse e começaram a rotina de trabalho. Ramiro, Stamm e Baumgärtner percorreram as instalações do Edifício Parigot de Souza, em Curitiba. Eles tiveram contato com os empregados e vêm recebendo informações sobre o trabalho desenvolvido em cada área. Em Foz, Ramiro e Baumgärtner estão despachando normalmente. Para Ziliotto, a rotina praticamente não foi alterada.
Posse
O novo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Vianna, cumprirá agenda em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (23), logo depois de seus últimos compromissos como diretor presidente da Copel – entre eles, a aprovação do balanço, na terça-feira (21), e a transmissão de comando da estatal paranaense, na quarta-feira (22).
No primeiro dia à frente da Diretoria Geral Brasileira, Vianna assinará o termo de posse, em local a ser confirmado, e plantará uma árvore na usina. Depois, participará da primeira reunião de diretoria na binacional.
Começo de trabalho
Em Curitiba, o diretor financeiro executivo, Marcos Stamm, já teve reuniões internas com a equipe. Nesta segunda-feira (20), alguns diretores já começam a despachar em Foz, como o diretor administrativo, Marcos Antônio Baumgärtner, e o diretor de Coordenação, Ramiro Wahrhaftig. O diretor jurídico, Cezar Ziliotto, que já ocupava o cargo, mantém a agenda rotineira de compromissos. Alguns já fizeram a transição com os antigos diretores. A nova diretoria foi nomeada no dia 14 de março.
JIE