Os agentes penitenciários da Cadeia Pública Laudemir Neves e do Centro de Reintegração Feminino, em Foz do Iguaçu, vão realizar na próxima quarta-feira (22), às 8h, um protesto por melhores condições de segurança das unidades.
Os trabalhadores e o sindicato da categoria informaram que já fizeram várias denúncias à Secretaria de Segurança Pública, ao Departamento Penitenciário, ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça da gravidade da situação nas unidades, mas que nenhuma medida foi tomada.
O protesto acontecerá no mesmo dia da entrega das sacolas de mantimentos pelas famílias dos presos nessas unidades. O objetivo é também chamar atenção das famílias para o que acontece dentro das unidades. O funcionamento da Cadeia Pública e Centro de Reintegração Feminino não será alterado, sendo que a manifestação se dará apenas pelos agentes de folga.
Na pauta, os agentes colocaram as seguintes reivindicações:
– Contratação de mais agentes, para permitir a movimentação segura nas unidades e garantir o tratamento penal previsto em lei;
– Alimentação em condição de ser ingerida. Presos e agentes comem marmitas de péssima qualidade e, por vezes, até estragadas;
– Instalação de body scan, evitando as revistas manuais nas visitas e dando mais segurança aos agentes;
– Contratação de técnicos para as áreas médica e social, evitando desvio de função dos agentes
– Assistência jurídica para pôr fim à superlotação;
– Construção de muros em altura condizente com a de unidades penitenciárias;
– Iluminação adequada;
– Instalação de câmeras de segurança.